Partilhar

A Comunicação da Igreja é um Encontro - A redescoberta da Comunidade Cristã como Lugar de Encontro na Sociedade da Informação

Pastoral

Pedro Guimarães

Poucos exemplares em stock



Desconto: 20%
9,20 € 11,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A Igreja é comunicação” é um livro que traz uma colaboração importante para a reflexão eclesial portuguesa. Nunca foi tão necessário pensar a comunicação social como lugar de encontro, ainda mais em tempos de pandemia e crises sociais.

“O livro que o leitor tem na mão é um objeto de si mesmo. Objeto corpóreo e tátil, concreto, que é ele próprio prova de encontro. Ele é o gesto de comunicação e é também espaço onde o encontro tem lugar. Não esgota em si a comunicação e o encontro, mas faz parte dessa dinâmica essencial, do movimento em direção ao outro. Porque só há encontro se houver movimento.
Inês Espada Vieira – Prefácio

“Ao longo dos séculos, os apaixonados de Deus redescobriram novas formas de anunciar o Evangelho. Os protagonistas de hoje, em fidelidade ao chamamento que receberam, são desafiados a recriarem estratégias, como quem tira “seu depósito coisas novas e coisas velhas”, para que a proposta do Reino seja conhecida. Assim, quando lemos o texto do Pe. Pedro Guimarães percebemos que o mesmo propósito se mantém: multiplicar os lugares de encontro para que através da relação dialógica, o amor de Deus se torne acessível a todos”.
Pe. Nélio Pita, CM – Apresentação

Ler mais

Autor

Pedro Guimarães

Irmão mais velho de 3 filhos de António Guimarães e Carminda Silva, nasceu em 1981 e é natural de Felgueiras. Ingressou na Congregação da Missão em 27 de setembro de 2006, com a emissão dos votos perpétuos. Seguiram-se as ordenações diaconal (03 de dezembro de 2006) e presbiteral (01 de julho de 2007), ambas no Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa. Licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa – Lisboa, em 2007, realizou, também, a Licença Canónica em Teologia Pastoral na área da Comunicação na Universidade Lateranense – Roma, entre 2017 e 2019. Na Província Portuguesa da Congregação da Missão é, desde 2020, conselheiro provincial, responsável pelo serviço da promoção vocacional, gabinete da comunicação e assessor nacional da JMV. O seu ministério pastoral conta, ainda, com passagens por 2 dioceses: durante 10 anos (2007-2017), integrou a comunidade pastoral vicentina em Santiago do Cacém, Diocese de Beja, assumindo a missão de pároco e capelão hospitalar (Litoral Alentejano). E a partir do ano pastoral 2019-2020 torna-se membro da comunidade pastoral vicentina de Viseu. Nesta segunda fase, para além da colaboração paroquial, é o presidente da CIRP – Viseu, integra a Secretaria Diocesana do Clero e colabora com a equipa da pastoral diocesana.

Ler mais