Partilhar

A Autobiografia de Alice B. Toklas

Gertrude Stein

Envio em 10 dias



Desconto: 10%
16,93 € 18,80 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Em 1932, Gertrude Stein (1874–1946), propôs-se escrever, em apenas seis semanas, uma autobiografia, porventura a mais irreverente alguma vez escrita. O resultado foi este livro, publicado no ano seguinte e hoje considerado pela Modern Library uma das vinte melhores obras de não ficção em língua inglesa. Jogando literal e literariamente com as perceções, Stein, a escritora com fama de vanguardista difícil, assume o ponto de vista e a voz da companheira, a Alice B. Toklas do título, para contar a própria história num registo enganadoramente frívolo, cândido e despojado, numa prosa acessível repleta de revelações caricatas ou indiscretas envolvendo grandes vultos das artes e letras da primeira metade do século xx (de Picasso a Matisse, de Hemingway a Pound). A autora cumpriu assim o objetivo de criar um sucesso editorial. A Autobiografia de Alice B. Toklas, que agora conhece a sua primeira edição em português, é a obra mais célebre — e lida — de Gertrude Stein.

Ler mais

Autor

Gertrude Stein

Oriunda de uma próspera família americana de origem judaica alemã, Gertrude Stein nasce em Allegheny, Pensilvânia, a 3 de fevereiro de 1874. Nos primeiros anos, vive com os pais e os quatro irmãos mais velhos em Viena, na Áustria, e em Paris, França. Os Stein regressam aos Estados Unidos em 1879, a tempo de Gertrude começar a frequentar a escola.
Boa aluna, vem a estudar Psicologia e Medicina, mas não conclui nenhum dos cursos. Em 1903, estabelece-se em Paris, no n.º 27 da Rue de Fleurus, onde, além de começar a escrever de forma consistente, desenvolve uma faceta de colecionadora e patrona das letras e artes, em especial dos cubistas. Permanecerá na capital francesa até ao final da vida, fazendo da sua casa um dos mais míticos salões artísticos do século XX. Morre a 27 de julho de 1946, deixando uma obra vasta e profundamente original que inclui títulos como Three Lives (1909), Tender Buttons (1914), The Making of Americans (1925), A Autobiografia de Alice B. Toklas (1933) e Paris França (1940).

Ler mais