Partilhar

Desconto: 10%
18,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O nosso Programa procura estudar não só o importante período histórico coincidente com o final do nosso 4.º império - se considerarmos o 1.º, como o do Norte de África; o 2.º, como o do Oriente; e o 3.º, o do Brasil -, mas também as consequências e alguns antecedentes que talvez apontem para um 5.º império…
Uma das finalidades é tentar assegurar material, o mais abrangente e fidedigno possível, aos historiadores e, também, procurar que os erros registados na História não se repitam, como, infelizmente, parece ter sido o caso da 1.ª República e do designado PREC (Processo Revolucionário em Curso), bastante abordado no presente livro.
Tentou-se, mais uma vez, a abrangência, pelo que, oportunamente, foram convidados a participar na reflexão realizada em 2000, nomeadamente, representantes das juventudes de todos os partidos integrados na Assembleia da República, tendo um deles vindo a ser membro do governo anterior ao atual. Ultrapassou-se o meio militar, conseguindo-se conservar importantes intervenções de autores, entretanto, falecidos como do professor Medeiros Ferreira, que recordou o salto quantitativo nos cadernos eleitorais antes e após o 25 de Abril de 1974; ou do dr. Silva Lopes, que relatou a diferença de atitude com que foi recebido na Alemanha, por causa do 25 de Novembro. O mesmo critério da abrangência procurou ser respeitado na parte militar, embora nem todos os convidados aceitassem participar, mas, no mínimo, o coronel Otelo Saraiva de Carvalho contribuiu para o critério que procura integrar “olhares contraditórios.

Ler mais

Autor

Manuel Barão da Cunha

Ler mais