Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
8,03 € 10,05 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Desorganizada pela guerra, enfraquecida pela oposição política, a Rússia naufraga lentamente. Na capital do Império, Petrogrado, submetida ao frio e à fome, uma revolução espontânea eclode, forçando o czar Nicolau II a abdicar.
É formado um governo provisório enquanto, pela primeira vez, operários, camponeses e soldados se exprimem, reivindicam e intervêm em milhares de sovietes e de comités. O país está «em revolução».
Em poucos meses, criam-se condições para o sucesso de uma minoria activa – o partido bolchevique de Lenine – que, a 26 de Outubro, na sequência de uma insurreição armada, estabelece a «ditadura do proletariado». Por um breve instante, golpe de Estado e revolução social convergem.
Numa narrativa viva e clara, Nicolas Werth recria a intensidade daquele ano de 1917, portador de uma extraordinária esperança de justiça e de liberdade, mas evoca também os mal-entendidos e as mitologias que a «Grande Revolução de Outubro», primeira revolução socialista da História, fez nascer.

Ler mais

Autor

Nicolas Werth

Nicolas Werth é um historiador francês, especialista em história soviética. Werth é diretor de pesquisa do Institut d'histoire du temps présent, afiliado ao Centre national de la recherche scientifique. Desde os anos 2000, todos os seus livros são financiados pela Instituição Hoover.

Ler mais