Partilhar

Rússia - Revolução e Guerra Civil (1917-1921)

Antony Beevor

Em Stock



Desconto: 10%
25,92 € 28,80 €

Sinopse

Uma guerra civil que mudou o mundo 

Em 1917, assistiu-se a uma luta devastadora na Rússia após o colapso do império czarista. Muitos consideram esta selvagem guerra civil como o evento mais influente da era moderna. 

A guerra civil russa não foi apenas um conflito interno entre os vermelhos, em torno do Exército Vermelho de Trotsky e da ditadura comunista de Lenine, e os brancos, uma aliança incompatível composta por socialistas moderados e monárquicos reacionários. O receio de que a revolução se estendesse para fora da Rússia levou à intervenção de diversos exércitos estrangeiros – Grã-Bretanha, França, EUA, Japão, Itália, Sérvia e Roménia – bem como de antigas partes do império russo – Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia e Geórgia. O Exército Vermelho incluiu, ainda, muitas unidades de voluntários «internacionais», ex-prisioneiros de guerra dos exércitos alemão, austríaco, húngaro e búlgaro.

Examinar a crueldade desta guerra na qual morreram mais de dez milhões de pessoas é de vital importância. Em todo o mundo, os seus horrores e destruição desencadearam o terror do bolchevismo e da vingança branca. E essa divisão criou o círculo vicioso de medo e aversão que levou à Segunda Guerra Mundial. 

«Beevor deu-nos o que é provavelmente o seu livro mais brilhante até à data – uma obra-prima da imaginação histórica, em que a tragédia e o horror desta luta colossal são relembrados, como nunca antes, no seu impacto na vida quotidiana, bem como nas suas dimensões militares. Este é um grande livro, cuja representação da desumanidade selvagem evoca poderosamente a nossa situação atual.»

John Gray, autor de Straw Dogs


«Beevor abre caminho através das enormes complexidades destes anos com inteligência e talento para descrever indivíduos e eventos. Como seria de esperar, ele está no seu elemento ao descrever batalhas, campanhas e as realidades da guerra. Ele transmite bem a terrível selvajaria, violência gratuita e sofrimento provocados pela guerra civil.»

The Times Literary Supplement


«Nesta brilhante triagem de uma história notoriamente complexa, Antony Beevor abre um cenário magistral de terror e tragédia.»

Colin Thubron, autor de Shadow of the Silk Road e The Amur River: Between Russia and China


«Fascinante (…) Há aqui uma grande quantidade de novas informações que adicionam novos matizes à sua história e ajudam a destacar Rússia em relação às obras anteriores.»

The Wall Street Journal


«O que torna o novo livro tão legível é a sua estrutura (…). Os pequenos capítulos de Beevor subdividem a ação para garantir que são digeríveis, ao mesmo tempo que apontam um caminho claro através do negro nevoeiro desta brutal guerra (…). Esta combinação de clareza com vivacidade é a força determinante de Beevor como historiador.»

The Sunday Times

Ler mais

Autor

Antony Beevor

Ler mais