Partilhar

100 Indicadores da Gestão - Key Performance Indicators

Extra Coleção

Jorge Caldeira

2 dias

Desconto: 10%
12,51 € 13,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Com este livro, Jorge Caldeira deu um contributo valioso e necessário no campo da monitorização do desempenho dos dashboards e scorecards, bem como no domínio mais alargado da gestão da performance empresarial.

Gary Cokins

“Ter disponível em tempo útil a informação crítica e verdadeira sobre as realizações da nossa empresa é uma parte fundamental de um processo de gestão, para que o gestor possa tomar decisões mais rápidas e mais corretas. O Jorge Caldeira conseguiu, neste livro, apresentar de forma muito pratica uma sugestão de indicadores (KPI) que devem fazer parte dos nossos instrumentos de monitorização/controlo.”

António Saraiva
Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

Conheça os 100 indicadores mais utilizados na gestão das empresas. Saiba que tipo de informação dão, como se analisam, onde se vai buscar os dados para o seu cálculo, com que frequência devem ser apurados e como devem ser visualizados graficamente. “Os 100 INDICADORES DA GESTÃO” tem por objectivo central apresentar os principais indicadores utilizados pela gestão moderna na monitorização do desempenho das suas organizações. Procurou-se identificar os 10 principais KPI das 10 principais áreas de uma organização: Área Financeira, Tesouraria, Recursos Humanos, Sistemas de Informação, Projectos, Produção, Marketing, Marketing Digital, Armazém e Ambiente. “Os 100 INDICADORES DA GESTÃO” tem ainda como objectivos:

• Explicar a utilidade dos indicadores para a gestão da organização.
• Explicar a forma como os indicadores devem ser interpretados/analisados.
• Apresentar os algoritmos de cálculo dos indicadores.
• Identificar as fontes onde geralmente se encontram os dados que alimentam os indicadores.
• Apresentar um exemplo de um possível gráfico que poderá ser utilizado para a visualização do resultado do indicador.

Ler mais

Autor

Jorge Caldeira

Professor universitário e formador nas áreas financeira, planeamento estratégico e monitorização do desempenho organizacional, Especialista em Gestão Pública. É também autor dos livros "Implementação do Balanced Scorecard no Estado"; "Monitorização da Performance Organizacional"; e "Dashboards – Comunicar Eficazmente a Informação de Gestão", "Guidelines para a elaboração do plano estratégico - boas práticas no setor público". Integra o corpo docente de várias universidades, tendo publicado vários artigos sobre a metodologia Balanced Scorecard, Monitorização da Performance e Dashboards. É o autor do blogue sobre monitorização da performance – www.monitorizaraperformance.blogspot.com. Especializou-se na área de planeamento e implementação de modelos de monitorização estratégica e operacional e, durante os últimos sete anos, tem sido responsável pela orientação dos dirigentes da Administração Pública e dos participantes dos cursos de Alta Direcção do Instituto Nacional de Administração (INA) na aplicação do modelo de Gestão Estratégica e na implementação da metodologia Balanced Scorecard e Dashboards. Foi responsável pela implementação destas metodologias em muitas organizações do sector público e privado nacional e internacional. Apoio vários organismos públicos no desenho dos seus planos estratégicos.

Ler mais