Ele era belo, apaixonante e sem um tostão. Para uma jovem herdeira, a promessa do amor dele valia qualquer preço.Com vinte e dois anos, Catherine Sloper é considerada uma flor já bastante madura, que poderia ser arrancada do caule apenas com uma sacudidela vigorosa.Porém, embora não seja nem inteligente nem bela (o seu gosto no vestir raia o vulgar), Morris Townsend considera Catherine extremamente encantadora. Menos, temos de admitir, por causa da sua evidente bondade e verdade do que porque vai herdar uma fortuna substancial.Entretanto, o espectáculo curioso da filha a ser cortejada por um caçador de fortunas atraente e atlético é, para o Dr. Sloper, simultaneamente um divertimento e um desafio...Washington Square (1880), passado em Nova Iorque, é um dos primeiros romances de Henry James. Trata-se de uma história simples e intensamente comovente de lealdades divididas e inocência traída, e é também, como Graham Greene disse, «talvez o único romance em que um homem invadiu com sucesso o campo feminino e produziu um trabalho comparável ao de Jane Austen.
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Henry James
Henry James nasceu em Nova Iorque em 15 de Abril de 1843. Era filho do filósofo Henry James e
irmão do psicólogo William James. O pai procurou dar aos filhos a melhor das educações. A família viajou para a Europa em 1855 e durante três anos percorreu os museus e os teatros franceses, suíços e ingleses.
Regressou aos EUA em 1858, mas dois anos depois Henry e William voltariam a Inglaterra para estudar com o pintor William Morris Hunt.
Henry James inscreveu-se em Direito em Harvard em 1862, mas o seu interesse pela literatura e a leitura de Balzac, Hawthorne e George Sand levaram-no a abandonar o curso.
Já então se revelava um espectador da vida, recusando-se a participar no que ela tinha de mais emocional, o que o não impediu de ter uma intensa actividade social.
No começo de 1869, visitou diversos países europeus, regressando a Cambridge em 1875.
Passou depois um ano em Paris, onde conheceu Daudet, Maupassant e Zola.
Em 1876, fixou-se em Londres, onde escreveu The American (1877), Daisy Miller (1878) e a que é talvez a sua principal obra, Retrato de Uma Senhora (1881).
O seu tema recorrente é o confronto de valores entre os Estados Unidos e a velha Europa e, em particular, a questão da inocência. Mas, apesar da importância das suas personagens femininas, as suas relações sentimentais com mulheres foram quase inexistentes, apesar de o sexo não lhe ser de modo algum indiferente. Embora tenha vivido quarenta anos em Inglaterra, considerava ridícula a ideia de casar com uma britânica. E disse certa vez a uma amiga, ao falar sobre o casamento: «Tal como estou, sou bastante feliz e bastante desgraçado, não desejo acrescentar nada a nenhum dos
pratos da balança.»
Os que o conheceram na meia-idade recordam- no como um homem alerta, nervoso, gesticulante e ao mesmo tempo de fala pausada.
Na segunda fase da sua vida literária, escreveu três romances de conteúdo político e social: The Bostonians (1886), The Princess Casamassima (1886) e The Tragic Muse (1890).
Entre 1890 e 1895, escreveu sete peças de teatro, procurando afirmar-se como dramaturgo (duas foram encenadas, sem êxito, como nos conta David Lodge em Autor, Autor). Na década de 1890, publicou duas obras notáveis, O Que Maisie Sabia (1897) e A Volta do Parafuso (1898), onde o olhar inocente das crianças se integra no universo onde o mal espreita.
As duas principais obras finais, As Asas da Pomba (1902) e A Taça Dourada (1904), caracterizam-se por uma prosa mais densa e intrincada, até porque os textos eram ditados à sua secretária.
Passou a maior parte dos últimos oito anos em Lamb House, na província de Rye, acompanhado de quatro criados, jardineiro, secretária e numerosas visitas, tendo como vizinhos Joseph Conrad e Ford Madox Ford. Em 1915, James adoptou a cidadania britânica, solidarizando-se com o país em guerra.
Morreu na tarde de 28 de Fevereiro de 1916, com 72 anos, após uma longa doença passada entre sombras, homenagens e delírios.
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