Partilhar

18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A música e a poesia sempre foram o rosto duplo da beleza. E, de um modo manso, esses dois vibrantes semblantes surgiram no caminho do escrevinhador destas linhas como que a pedir-lhe que os trouxesse para o corpo do mundo, que neste caso tem a forma de livro. E ele começou a guardar de entre as mais variadas sonoridades dos instrumentos com acompanhamento da voz humana cantada aqueles momentos sonoros em que uma qualquer corda órfica dentro dele vibrou muito para além da sua condição terráquea. E para quem passa e é saudavelmente curioso, aqui fica o convite: ler os poemas e escutar as músicas – ou vice-versa -, pois pode acontecer que os dois rostos, de repente, se transformem, magicamente, num só, para contento dos amantes das presenças transcendentes.

Joaquim M. Palma

Ler mais

Autor

Joaquim M. Palma

Ex-professor primário, escrevinhador de poemas que andam por aí em publicações de editoras já falecidas, faz viagens a lugares esquecidos (que é onde se pressente o verdadeiro rosto do mundo), apaixonado por ilhas atlânticas (viveu em São Tomé e Príncipe, Madeira e Açores).

Interessado desde longa data pela poesia oriental, traduziu em 2016 o livro O Eremita Viajante [haikus – obra completa], de Matsuo Bashô, para a Assírio & Alvim. Em 2020, publicou na Documenta o livro de viagem Doze Fronteiras — A Raia Luso-Espanhola Percorrida em toda a sua Extensão.

Primeiro livro na Companhia das Ilhas (2021): Impressões Insulares. Nos Açores com o Quinhentista Gaspar Frutuoso.

Ler mais