Partilhar

Viagem ao Coração de Uma Guerra Futura

Paulo Moura

Em Stock



Desconto: 20%
13,32 € 16,65 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Vistas do futuro, todas as guerras são absurdas. No seu novo livro, Paulo Moura reúne apontamentos das várias viagens que fez, à Rússia, Ucrânia e Leste Europeu, em busca da origem do conflito a que assistimos hoje, com a invasão da Ucrânia pela Rússia de Putin. 

Vistas do futuro, todas as guerras são absurdas. 

Uma máquina fotográfica que talvez tenha pertencido a Hitler. 

Uma cidade de cientistas, no meio da Sibéria, que desencadeou o fim da guerra fria.

Um banqueiro comunista.

O star-system da mafia russa.

O regresso do rei búlgaro.

A prisão do ditador sérvio, Milosevic.

Os bastidores da indústria porno húngara.

As fronteiras polacas de todos os tráficos.

O clube noturno mais ousado de Moscovo.

Um jogador de póquer em Maidan.

Reuniões secretas dos nazis ucranianos.

Oligarcas revolucionários na Crimeia.

Da Rússia à Ucrânia, passando pelas várias fronteiras físicas e culturais que dividem os verdadeiramente europeus daqueles que o não serão ainda, esta é a narrativa de uma série de viagens feitas entre 1995 e 2022. A perspetiva é a de um viajante do futuro, que se desloca para observar as raízes da discórdia, encontrar abominações, diferenças irredutíveis, ódios antigos – ideias e sentimentos pelos quais valha a pena matar e morrer.

As razões para se começar uma guerra são sempre muitas. E são precisamente as mesmas que tornam a paz obrigatória e urgente.


Ler mais

Amostra

Autor

Paulo Moura

Paulo Moura é escritor e repórter freelance. Tem feito reportagens em zonas de crise por todo o mundo. Fez a cobertura jornalística de conflitos no Kosovo, Afeganistão, Iraque, Chechénia, Argélia, Angola, Caxemira, Mauritânia, Israel, Haiti, Turquia, Ucrânia, China, Sudão, Egipto, Líbia, muitas outras regiões e ganhou vários prémios de jornalismo (Gazeta, AMI, ACIDI, Clube Português de Imprensa, FLAD, Comissão Europeia, UNESCO, Lettre Ulisses, Lorenzo Natali, etc.). É autor de 10 livros de não-ficção. Em 2018, vence a primeira edição do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, com o livro Extremo Ocidental: Uma Viagem de Moto pela Costa Portuguesa, de Caminha a Monte Gordo. Hipnose é o seu primeiro romance.

Ler mais