Partilhar

Desconto: 20%
13,28 € 16,60 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Prefácio de Gonçalo M. Tavares
Romance autobiográfico, fortemente inspirado nas vivências de Aquilino Ribeiro no Colégio da Lapa, este livro continua o arco narrativo iniciado com Cinco Réis de Gente. Amadeu Magalhães parte ainda criança para a Lapa para fazer a equivalência ao curso do Liceu. A distância da família, da aldeia que tão bem conhece, os rigores da Lapa e o regime austero do Colégio, tudo isto começa a engendrar em Amadeu uma indiferença e depois revolta contra a instituição, e, em alguma medida, algum sentimento antirreligioso. Amadeu acaba por fugir do Colégio e regressar a casa após o exame do Liceu, e é com a partida da família para Lisboa que a luz ao longe titular começa finalmente a brilhar na vida do nosso protagonista.


Ler mais

Autor

Aquilino Ribeiro

Aquilino Ribeiro nasceu em Sernancelhe, no ano de 1885, e o seu registo de batismo foi feito na Igreja Matriz de Alhais, concelho de Vila Nova de Paiva. Viria a morrer em Lisboa, em 1963.

Deixou uma vasta obra, na qual cultivou todos os géneros literários, partilhando com Fernando Pessoa, no dizer de Óscar Lopes, o primado das Letras portuguesas do século XX. Foi sócio de número da Academia das Ciências e, após o 25 de Abril, reintegrado, a título póstumo, na Biblioteca Nacional, condecorado com a Ordem da Liberdade e homenageado, aquando do seu centenário, pelo Ministério da Cultura.

Em setembro de 2007, por votação unânime da Assembleia da República, o seu corpo foi depositado no Panteão Nacional.

Ler mais