Partilhar

Uma Luz ao Longe

Aquilino Ribeiro

Em Stock



Desconto: 10%
14,94 € 16,60 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Prefácio de Gonçalo M. Tavares
Romance autobiográfico, fortemente inspirado nas vivências de Aquilino Ribeiro no Colégio da Lapa, este livro continua o arco narrativo iniciado com Cinco Réis de Gente. Amadeu Magalhães parte ainda criança para a Lapa para fazer a equivalência ao curso do Liceu. A distância da família, da aldeia que tão bem conhece, os rigores da Lapa e o regime austero do Colégio, tudo isto começa a engendrar em Amadeu uma indiferença e depois revolta contra a instituição, e, em alguma medida, algum sentimento antirreligioso. Amadeu acaba por fugir do Colégio e regressar a casa após o exame do Liceu, e é com a partida da família para Lisboa que a luz ao longe titular começa finalmente a brilhar na vida do nosso protagonista.


Ler mais

Autor

Aquilino Ribeiro

Aquilino Ribeiro nasce na beira Alta, em 1885 e morre em Lisboa em 1963. 
Deixou uma vasta obra em que cultivou todos os géneros literários, partilhando com Fernando Pessoa, nas palavras de Óscar Lopes, lugar cimeiro nas Letras Portuguesas. 
Sócio de número da Academia das Ciências, foi reintegrado após o 25 de Abril, a título póstumo, na Biblioteca Nacional, condecorado com a Ordem da Liberdade e homenageado aquando do seu centenário pelo Ministério da Cultura. Em Setembro de 2007, por votação unânime da Assembleia da República, o seu corpo foi depositado no Panteão Nacional.

Ler mais