Partilhar

Uma História de Regressos - império, Guerra Colonial e Pós-colonialismo

Margarida Calafate Ribeiro

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
19,80 € 22,01 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Esta obra propõe uma leitura da RELAÇÃO SIMBÓLICA

DE PORTUGAL COM O SEU TERCEIRO IMPÉRIO (as colonias africanas), na qual o império é a «imaginação do centro».

Numa análise detalhada de textos literários e políticos do século XIX e XX explora:

▪ os conceitos de identidade, imagem e império africano no imaginário político e literário português;

▪ a nostalgia pelo império e o longo epitáfio por uma nação imperial na literatura escrita durante o Estado Novo;

▪ a continuidade, ruptura e transformação do conceito de império como «imaginação do centro» nas narrativas portuguesas da guerra colonial,

publicadas na sociedade pós-colonial que emergiu após a revolução de 25 de abril de 1974, que marcou o fim do império, a renegociação da imagem de Portugal e a sua integração na comunidade europeia.

Ler mais

Autor

Margarida Calafate Ribeiro

Investigadora-coordenadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e responsável pela Cátedra Eduardo Lourenço, da Universidade de Bolonha / Camões, com Roberto Vecchi. Em 2015 recebeu uma bolsa Consolidator Grant, do Conselho Europeu de Investigação, com o projeto «Memoirs – Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias», que atualmente coordena. Das suas diversas publicações, destacam-se os livros de autor Uma História de Regressos: Império, Guerra Colonial e Pós-colonialismo (2004) e África no Feminino: as mulheres portuguesas e a Guerra Colonial (2007). Coorganizou, com Roberto Vecchi, Antologia da Memória Poética da Guerra Colonial (2011) e Do Colonialismo como Nosso Impensado (2014), Geometrias da Memória: Configurações Pós-Coloniais (2016), com António Sousa Ribeiro, e Heranças Pós-Coloniais nas Literaturas de Língua Portuguesa (2019), com Phillip Rothwell.

Ler mais