Partilhar

Des-Cobrir a Europa - Filhos de Impérios e pós-memórias Europeias

Margarida Calafate Ribeiro, Fátima da Cruz Rodrigues

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
17,11 € 19,01 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

Des-cobrir a Europa – Filhos de Impérios e Pós-memórias Europeias revela-nos as memórias intergeracionais de filhos daqueles que viveram os dias finais do colonialismo e das lutas pela independência de territórios colonizados por Portugal, França e Bélgica. Neste arquivo de pós-memória, ecoam histórias de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Argélia e Congo, através das palavras de trinta e sete cidadãos e cidadãs europeus cujas narrativas e reflexões interrogam esse passado, as suas sombras e os seus silêncios, mas também exprimem as suas alegrias e realizações, no presente europeu. A partir destes registos pessoais, podemos seguir os fios que ligam as relações coloniais de outrora aos fenómenos contemporâneos das migrações, da nostalgia, do racismo, da discriminação ou da hipocrisia política das relações entre as antigas metrópoles colonizadoras e as antigas colónias. Por isso, são abordadas questões como cidadania, pertença, herança, mas também reparação, restituição e denúncia,

gerando uma dialética intergeracional complexa e nova que recusa a prossecução da retraumatização, ao mesmo tempo que rejeita as lógicas do esquecimento. São olhares atentos a outros lados da história, necessariamente subjetivos e plenos de experiências alheias, geradoras de múltiplos laços afetivos, familiares e políticos, que contribuem para iluminar e compreender o presente europeu e as ligações entre Europa e África.

A fechar, um texto do escritor português Paulo Faria que nos desafia para novas constelações de memórias europeias e sugere outras interrogações.

É uma parceria entre as Edições Afrontamento e o projeto de investigação «Memoirs: Filhos de Império e Pós-memórias europeias», do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com financiamento do Conselho Europeu de Investigação (ERC, Consolidator Grant 648624) no âmbito do Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação Horizonte 2020 da União Europeia.

Ler mais

Autor(es)

Margarida Calafate Ribeiro

Margarida Calafate Ribeiro, doutorada pelo King’s College, Universidade de Londres, é investigadora coordenadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; responsável pela Cátedra Eduardo Lourenço, da Universidade de Bolonha (com Roberto Vecchi); Research Fellow da Faculty of Modern and Medieval Languages da Universidade de Oxford; membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

Os seus estudos pioneiros em Portugal sobre as heranças da Guerra Colonial foram amplificados nos projetos sobre as heranças coloniais na Europa, MEMOIRS - Filhos de Impérios e Pós-Memórias Europeias (Conselho Europeu de Investigação) e MAPS – Pós-Memórias Europeias: Uma Cartografia Pós-Colonial (FCT), de que resultaram múltiplas publicações, a exposição Europa Oxalá (curadoria de António Pinto Ribeiro, Aimé Mpane e Katia Kameli), um podcast «Em Memória da Memória: testemunhos pós-coloniais» (realização de Inês Nascimento Rodrigues) e uma base de dados de artistas e obras da pós-memória europeia.

De entre as suas numerosas publicações destaque-se Uma História de Regressos: Império, Guerra Colonial e Pós-Colonialismos (2004, 2024), África no feminino: mulheres portuguesas e Guerra Colonial (2007, 2024); a co-organização de 14 livros com colegas portugueses e estrangeiros, bem como os seus mais recentes livros em co-autoria, Des-cobrir a Europa – filhos de impérios e pós-memórias europeias (com Fátima da Cruz Rodrigues) (2022), e Eduardo Lourenço – Uma geopolítica do pensamento (com Roberto Vecchi) (2023).

Ler mais

Fátima da Cruz Rodrigues

É professora auxiliar da Universidade Lusíada Norte e professora auxiliar convidada da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. É doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Os seus principais interesses de investigação relacionam-se com as guerras coloniais/libertação, questões de memória e pós-memória, colonização, descolonização e pós-colonialismo, e crimes cometidos em contextos de guerra.

Ler mais