Partilhar

Uma Família Judaica - De Varsóvia e Brody a Lisboa e Telavive

Esther Mucznik

Em Stock



Desconto: 10%
20,61 € 22,90 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Além dos estudos, comentários e participações públicas que lhe conhecemos, resultado, aliás, de anos de pesquisa e abnegação, Esther Mucznik partilha agora o maior testemunho de todos: o da sua família, a família Goldreich-Mucznik. Uma família que, desde 1913, fez de Portugal, neste caso, de Lisboa, uma das suas moradas, recebendo sempre todos aqueles que se achassem bem-vindos e que dela precisassem. 

Se todos somos testemunhas de uma conjuntura e das suas experiências, salvam-nos as memórias que escolhemos partilhar, e o caso de Esther Mucznik não será excepção. Desde Varsóvia, pelo lado materno, a Brody, na Ucrânia, pelo paterno, esta história começa no raiar no século XX, passando por Lisboa, onde uns ficaram, e Telavive, onde outros quiseram aí cumprir um sonho que o judaísmo nunca esqueceu. Da soma desta errância, a família Goldreich-Mucznik é um retrato ímpar do que o século anterior nos deixou. 

«Se me perguntarem o que foi e o que continua a ser mais importante na minha vida digo sem a menor hesitação que é o amor. O amor das minhas filhas e dos meus netos, o amor da minha família (…). Felizmente, nenhum deles me faltou ao longo da vida e espero que assim continue até ao fim.»


Ler mais

Autor

Esther Mucznik

Esther Mucznik nasceu em Lisboa, filha de pais judeus polacos. Viveu em Israel e em Paris, onde estudou, respectivamente, Língua e Cultura Hebraicas e Sociologia, na Sorbonne. Estudiosa de questões judaicas, participou em várias conferências em Portugal e no estrangeiro, tendo também coordenado e ministrado cursos e seminários sobre história e cultura judaica. Além de numerosos artigos em revistas e catálogos, publicou vários livros, entre os quais, a biografia de Grácia Nasi (2010), Portugueses no Holocausto (2012), Auschwitz, Um Dia de Cada Vez (2015) e A Grande Epopeia dos Judeus no Século XX (2017). Foi também co-coordenadora do Dicionário do Judaísmo Português (2009). É co-fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Judaicos e fundadora da Associação Memória e Ensino do Holocausto - MEMOSHOÁ, da qual é presidente. Fundou também o Museu Judaico de Lisboa (em preparação) e é co-coordenadora da sua instalação. Foi colunista do Público, jornal com o qual continua a manter uma colaboração regular.

Ler mais