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Sinopse

Para a virtuosa Lady Chiltern, Sir Robert, com quem está casada, é o marido ideal. Em franca ascensão social e política, este parece ser um homem sem mácula. Mas eis que surge Mrs. Cheveley, e com ela emerge o passado obscuro de Sir Robert, que esta ameaça revelar caso não sejam satisfeitas as suas exigências. E é assim, inesperadamente, que tanto o casamento como a carreira de Sir Robert passam a estar em sérios riscos de dissolução. Pode a adoração quase fantasiosa que Lady Chiltern nutre pelo seu marido, ou pelo ideal de perfeição que ele representa, ser um perigo para a estabilidade do casamento? Paradoxalmente, Oscar Wilde parece querer expor ao ridículo o ideal de perfeição que o próprio título da obra sugere, ideal que é tido como pouco razoável, inverosímil e até pernicioso, e centra- se sobretudo na capacidade de perdoar, que enaltece na voz de Lord Goring relativamente a qualquer hipotético ideal de perfeição.

 

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Autor

Oscar Wilde

Oscar Wilde (Dublin, 1854-Paris, 1900) foi talvez o mais importante dramaturgo da época vitoriana. Criador do movimento dândi, que defendia o belo e o culto da beleza como um antídoto para os horrores da época industrial, Wilde publicou a sua primeira obra, um livro de poemas, em 1881, a que se seguiram duas peças de teatro, no ano seguinte. Em 1884, casou com Constance Lloyd, e a partir de 1887 iniciou uma fase de produção literária intensa, em que escreveu diversos contos, peças de teatro, como O Leque de Lady Windemere, Um Marido Ideal e A Importância de se Chamar Ernesto, e um único romance, O Retrato de Dorian Gray, considerado por muitos como a sua obra mais bem conseguida. Mordaz e irónico, Oscar Wilde alcançou enorme sucesso com as suas comédias de salão. Porém, em 1865, foi atingido pela adversidade: acusado de homossexualidade, foi violentamente atacado pela imprensa, tendo caído em desgraça. O processo judicial em que se viu envolvido levou-o à prisão, ao ser condenado a dois anos de trabalhos forçados. Cumprida a pena, abandonou definitivamente Inglaterra e fixou-se em Paris, onde viria a morrer em 1900.


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