Partilhar

Trabalho e Emprego Vol. 2 - Atualidade e Prospetiva

Glória Rebelo

Sujeito a confirmação por parte da editora




Desconto: 10%
8,81 € 9,78 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As reflexões da Professora Glória Rebelo que constituem a presente obra revestem-se de uma atualidade extraordinária uma vez que, de acordo com a experiência reflexiva da autora, há uma permanente preocupação de ligar o direito, a economia, a sociedade e a cultura. A crise económica e financeira, cujos efeitos sentimos duramente, obrigam à con¬sideração da complexidade, como Edgar Morin tem salientado, incorporando o conceito dinâmico de metamorfose. De facto, estamos no limiar de um novo tempo em que os conceitos de coesão, sustentabilidade, confiança, reciprocidade e justiça ganham uma importância crescente.
A coesão económica, social e territorial obriga a contrapor a fragmentação e a indiferença à procura de elos estáveis e duradouros que permitam garantir que os interesses vitais comunitários e o bem comum possam ser eficazmente respeitados. Daí a necessidade de compreender que, por exemplo, a democracia supranacional europeia não pode desenvolver-se sem se ancorar nas legitimidades dos Estados-nações e dos cidadãos. As mediações sociais nos Estados modernos obrigam, assim, a ligar as legitimidades do voto, da prestação das contas e do exercício bem como a cumprir o princípio da subsidiariedade, uma vez que a cidadania tem de se realizar a partir das pessoas concretas e da sua inserção social responsável. Daí que a sustentabilidade económica e financeira se constitua em condição para que a liberdade e a igualdade, a liberdade e a diferença, se tornem naturalmente complementares e pressupostos da igual consideração e respeito de que fala Ronald Dworkin. (...)

Guilherme d'Oliveira Martins

In Prefácio

Ler mais

Autor

Glória Rebelo

Licenciada e Mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Doutora pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Investigadora e Membro efetivo do Conselho Científico do Dinâmia CET do ISCTE-IUL e Professora Associada da ULHT. Membro fundadora da Associação Portuguesa de Direito do Trabalho/APODIT. Membro do Conselho Consultivo Nacional do IET, Centro de Inovação Empresarial e do Trabalho, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Colaboradora, enquanto especialista em Direito do Trabalho e Gestão de Recursos Humanos, em Cursos de Pós-graduação e em Mestrado. Colaboradora regular com os jornais Público, Diário de Notícias, Jornal Económico e Expresso.

Ler mais