Partilhar

Três Séculos de Economia Portuguesa - O Século XXI - Portugal e as Suas Circunstâncias

António Manzoni, José Manuel Félix Ribeiro

Em stock online



Desconto: 10%
13,95 € 15,50 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro integra uma série de cinco ensaios com o título Três Séculos de Economia Portuguesa, da autoria de cinco economistas, que analisam o período que vai do século XVIII ao presente, contando com prefácio de Luís Valente de Oliveira

Em O Século XXI - Portugal e as suas Circunstâncias, António Manzoni e José Félix Ribeiro traçam uma análise rigorosa do caminho que levou Portugal ao pedido de ajuda financeira, identificando as causas estruturais e as decisões fundadoras do pós-25 de Abril que impediram a capitalização da globalização, bem como os choques externos que debilitaram a economia nacional.

Os autores explicam como a integração europeia evoluiu no pós-Guerra Fria, como surgiu o euro e de que forma a crise financeira de 2008 expôs as suas fragilidades, atingindo em particular os países periféricos. Mostram ainda como, em resposta a essa crise, a União Europeia reformulou o seu centro de decisão e os seus mecanismos de funcionamento. Hoje, a UE enfrenta o desafio de se afirmar num mundo multipolar, sujeita a pressões geoestratégicas que podem pôr em causa a sua coesão. Neste contexto, Manzoni e Ribeiro propõem caminhos para que Portugal encontre uma especialização económica mais inteligente, sustentada pelo dinamismo da sua sociedade, e capaz de gerar crescimento e prosperidade em plena globalização.

Ler mais

Autor(es)

António Manzoni

Ler mais

José Manuel Félix Ribeiro

Nasceu em Lisboa, em 1948. Licenciou-se em Economia, em 1973, pelo então Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, e é doutorado em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Trabalhou na Administração Pública entre 1974 e 2012, tendo integrado o Grupo de Estudos Básicos de Economia Industrial (GEBEI) e desempenhado funções na Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, onde coordenou programas estruturais de ciência e tecnologia negociados com a Comissão Europeia, e no Departamento de Prospectiva e Planeamento do Ministério da Economia, onde foi subdirector-geral e responsável pela área de Prospectiva e Informação Internacional.
É professor auxiliar convidado na Universidade Autónoma de Lisboa, investigador integrado do IPRI-Nova e associado do OBSERVARE. Colabora ainda como professor convidado na Universidade Nova de Lisboa e no Instituto da Defesa Nacional, com o qual mantém ligação desde 1986. É também consultor da Fundação Calouste Gulbenkian e autor de várias publicações e colaborações institucionais.

Ler mais