Error 503: Service Unavailable

Service Temporarily Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Partilhar

Três Séculos de Economia Portuguesa - A Grande Transição da Economia Portuguesa - Do Império para a União Europeia

António Manzoni, José Manuel Félix Ribeiro

Em stock online



Desconto: 10%
13,95 € 15,50 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro integra uma série de cinco ensaios com o título Três Séculos de Economia Portuguesa, da autoria de cinco economistas, que analisam o período que vai do século XVIII ao presente, contando com prefácio de Luís Valente de Oliveira

Em A Grande Transição da Economia Portuguesa do Império para a União Europeia, António Manzoni e José Félix Ribeiro investigam um dos períodos de maior transformação da sociedade portuguesa.

Entre 1974 e 2001, Portugal reinventou-se, escolheu a democracia, integrou-se na UE, tornou-se desenvolvido, e acabou por viver os «30 anos gloriosos» de crescimento, 30 anos depois dos «30 anos gloriosos» da Europa.  

Nos dias de hoje, essa evolução parece-nos previsível e quase inevitável, mas a verdade é que se tratou de uma tarefa ciclópica que correu bem – embora tivesse tudo para correr mal. 

Neste livro fundamental para a compreensão do Portugal contemporâneo, os economistas António Manzoni e José Félix Ribeiro analisam as forças da sua economia e o seu contexto geopolítico, bem como a «destruição criativa» e a «resiliência corporativa», a integração europeia e o papel do Estado e da política, num período que teria como heróis improváveis os emigrantes, e, como alavancas da transformação, a inflação e a desvalorização cambial.


Ler mais

Autor(es)

António Manzoni

Ler mais

José Manuel Félix Ribeiro

Nasceu em Lisboa, em 1948. Licenciou-se em Economia, em 1973, pelo então Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, e é doutorado em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Trabalhou na Administração Pública entre 1974 e 2012, tendo integrado o Grupo de Estudos Básicos de Economia Industrial (GEBEI) e desempenhado funções na Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, onde coordenou programas estruturais de ciência e tecnologia negociados com a Comissão Europeia, e no Departamento de Prospectiva e Planeamento do Ministério da Economia, onde foi subdirector-geral e responsável pela área de Prospectiva e Informação Internacional.
É professor auxiliar convidado na Universidade Autónoma de Lisboa, investigador integrado do IPRI-Nova e associado do OBSERVARE. Colabora ainda como professor convidado na Universidade Nova de Lisboa e no Instituto da Defesa Nacional, com o qual mantém ligação desde 1986. É também consultor da Fundação Calouste Gulbenkian e autor de várias publicações e colaborações institucionais.

Ler mais