Service Temporarily Unavailable
The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.
The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.
António Manzoni, José Manuel Félix Ribeiro
Este livro integra uma série de cinco ensaios com o título Três Séculos de Economia Portuguesa, da autoria de cinco economistas, que analisam o período que vai do século XVIII ao presente, contando com prefácio de Luís Valente de Oliveira
Em A Grande Transição da Economia Portuguesa do Império para a União Europeia, António Manzoni e José Félix Ribeiro investigam um dos períodos de maior transformação da sociedade portuguesa.
Entre 1974 e 2001, Portugal reinventou-se, escolheu a democracia, integrou-se na UE, tornou-se desenvolvido, e acabou por viver os «30 anos gloriosos» de crescimento, 30 anos depois dos «30 anos gloriosos» da Europa.
Nos dias de hoje, essa evolução parece-nos previsível e quase inevitável, mas a verdade é que se tratou de uma tarefa ciclópica que correu bem – embora tivesse tudo para correr mal.
Neste livro fundamental para a compreensão do Portugal contemporâneo, os economistas António Manzoni e José Félix Ribeiro analisam as forças da sua economia e o seu contexto geopolítico, bem como a «destruição criativa» e a «resiliência corporativa», a integração europeia e o papel do Estado e da política, num período que teria como heróis improváveis os emigrantes, e, como alavancas da transformação, a inflação e a desvalorização cambial.