Partilhar

Três Séculos de Economia Portuguesa - A Grande Transição da Economia Portuguesa - Do Império para a União Europeia

António Manzoni, José Manuel Félix Ribeiro

Em stock online



Desconto: 10%
13,95 € 15,50 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro integra uma série de cinco ensaios com o título Três Séculos de Economia Portuguesa, da autoria de cinco economistas, que analisam o período que vai do século XVIII ao presente, contando com prefácio de Luís Valente de Oliveira

Em A Grande Transição da Economia Portuguesa do Império para a União Europeia, António Manzoni e José Félix Ribeiro investigam um dos períodos de maior transformação da sociedade portuguesa.

Entre 1974 e 2001, Portugal reinventou-se, escolheu a democracia, integrou-se na UE, tornou-se desenvolvido, e acabou por viver os «30 anos gloriosos» de crescimento, 30 anos depois dos «30 anos gloriosos» da Europa.  

Nos dias de hoje, essa evolução parece-nos previsível e quase inevitável, mas a verdade é que se tratou de uma tarefa ciclópica que correu bem – embora tivesse tudo para correr mal. 

Neste livro fundamental para a compreensão do Portugal contemporâneo, os economistas António Manzoni e José Félix Ribeiro analisam as forças da sua economia e o seu contexto geopolítico, bem como a «destruição criativa» e a «resiliência corporativa», a integração europeia e o papel do Estado e da política, num período que teria como heróis improváveis os emigrantes, e, como alavancas da transformação, a inflação e a desvalorização cambial.


Ler mais

Autor(es)

António Manzoni

Ler mais

José Manuel Félix Ribeiro

Nasceu em Lisboa, em 1948. Licenciou-se em Economia, em 1973, pelo então Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, e é doutorado em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Trabalhou na Administração Pública entre 1974 e 2012, tendo integrado o Grupo de Estudos Básicos de Economia Industrial (GEBEI) e desempenhado funções na Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, onde coordenou programas estruturais de ciência e tecnologia negociados com a Comissão Europeia, e no Departamento de Prospectiva e Planeamento do Ministério da Economia, onde foi subdirector-geral e responsável pela área de Prospectiva e Informação Internacional.
É professor auxiliar convidado na Universidade Autónoma de Lisboa, investigador integrado do IPRI-Nova e associado do OBSERVARE. Colabora ainda como professor convidado na Universidade Nova de Lisboa e no Instituto da Defesa Nacional, com o qual mantém ligação desde 1986. É também consultor da Fundação Calouste Gulbenkian e autor de várias publicações e colaborações institucionais.

Ler mais