Partilhar

Terrorismo e Comunismo - Resposta a Karl Kautsky

Leon Trotsky, Slavoj Zizek

Em Stock

(introd.)


Desconto: 20%
14,32 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Um texto fundamental sobre as relações tensas entre a doutrina política e a violência.

Escrito em 1920, no auge da guerra civil russa que surgiu após a Revolução de 1917, Terrorismo e Comunismo é ainda hoje uma das defesas mais poderosas e vibrantes do uso da força contra quem se opõe a uma ditadura revolucionária, a do proletariado.
A obra surgiu como réplica a um texto de Karl Kautsky (um dos marxistas mais célebres da altura), A Ditadura do Proletariado, no qual o autor acusava os revolucionários russos de fomentarem a guerra civil e de se terem afastado da democracia parlamentar, preferindo, ao invés, recorrer à força e a métodos extraparlamentares para imporem a sua ditadura do proletariado.

Na sua introdução a esta edição, Slavoj Zizek, não se esquivando à polémica, afirma que o ataque que Trotsky desfere às ilusões da democracia liberal, na sua réplica a Karl Kautsky, ainda hoje tem relevância.

Esta edição inclui ainda um glossário de nomes, partidos, movimentos e organizações que tiveram um papel de relevo nas revoluções francesa e russa, além de uma breve cronologia da Revolução Russa e dos acontecimentos que se seguiram.

Ler mais

Autor(es)

Leon Trotsky

Ler mais

Slavoj Zizek

Slavoj Zizek é um filósofo e crítico cultural esloveno, professor na European Graduate School, na Universidade de Londres, Diretor Internacional do Birkbeck Institute for the Humanities e investigador sénior no Instituto de Sociologia da Universidade de Ljubljana.
A par de Noam Chomsky, é um dos nomes mais conhecidos na esfera de pensadores contemporâneos. As suas obras, marcadas pela irreverência e acutilante crítica social, valeram-lhe epítetos como «o pensador mais perigoso do Ocidente» e uma legião de seguidores mundiais. As suas publicações estão difusamente traduzidas em várias línguas.

Ler mais