Partilhar

Teorias da Arte - Do Modernismo à Actualidade

Isabel Nogueira

2 dias


Desconto: 10%
14,31 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Um pequeno guia que traça a história e essência de cada movimento artístico da modernidade à pós-modernidade.
Absolutamente fundamental para o investigador mas também para quem quer que queira perceber o mundo da arte contemporânea.
Uma história das teorias da Arte do Modernismo até hoje. Um pequeno guia essencial para perceber as expressões artísticas.

Com o advento do modernismo, e do movimento da arte moderna em geral, a arte conheceu uma transformação consideravelmente rápida e efectivamente avassaladora, que encontrou as suas origens em meados do século XIX, com o profundo questionar do racionalismo e da ordem social burguesa, na encruzilhada de um conjunto impressionante de inovações tecnológicas que se juntava à designada crise da representação - fortemente desencadeada pelo desenvolvimento da fotografia, nos anos 40 e, a partir de 1895, com a invenção do cinematógrafo -, assim como a um desejo profundo de descoberta e experimentação de novos códigos visuais, estéticos e artísticos. Ou seja, questionou-se o objecto a partir de dentro, portanto, a partir da componente conceptual que estaria na origem da sua forma.

O objectivo deste livro é o de operar uma proposta de compreensão da arte desde o modernismo à actualidade, mediante uma perspectiva que cruza a história com a teoria e a crítica de arte, movimentando-se também, e sempre que oportuno, pelos territórios da filosofia e da estética.

Inclui um extratexto de 24 páginas a cores.


Ler mais

Autor

Isabel Nogueira

Ler mais