Partilhar

Sociedade Constituída de Facto e Sociedade de Facto no Direito da OHADA

Estudos de Direito Africano

Osvaldo Júlio da Silva

3 dias



42,40 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As figuras objeto de estudo por Osvaldo Silva - previstas num Acto Uniforme denso, mal estruturado e ainda pouco estudado na Guiné-Bissau ? revestem-se de particular relevo no campo da chamada "economia informal", à qual o autor dedica uma importante parte da sua dissertação. O tratamento normativo das figuras da sociedade constituída de facto e da sociedade de facto terá o almejado efeito de encorajar os agentes e empreendedores no sentido do ingresso na "economia formal"? É de admitir que sim, atenta a desvantagem que têm os seus sócios - quanto confrontados com o regime aplicável aos sócios de sociedades de responsabilidade limitada? de responderem "ilimitada e solidariamente pelas obrigações sociais".
A tese de mestrado de Osvaldo Silva tem ainda outros méritos, ainda que se não acompanhem todas as opções tomadas pelo autor. Para além de situar, histórica e sistematicamente, o regime da OHADA, incluindo o Tratado e os vários Actos Uniformes, (i) faz um estudo introdutório da figura da sociedade comercial, à luz do AUS, procurando uma articulação com a sociedade do Código Civil, (ii) aventura-se no Direito comparado, (iii) delimita as figuras da sociedade constituída de facto e da sociedade de facto face a outras figuras, (iv) identifica, jurídica e especificamente, as figuras objecto de estudo, (v) estuda as conexões entre elas e, a final, (vi) debruça-se sobre a natureza jurídica da sociedade constituída de facto e da sociedade de facto.
A obra agora vinda a lume honra o autor e a jovem e promissora Faculdade de Direito de Bissau, que acaba de festejar o seu 30.º aniversário.

M. Januário da Costa Gomes
Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Ler mais

Amostra

Autor

Osvaldo Júlio da Silva

Docente (Assistente) da Faculdade de Direito de Bissau

Ler mais