Partilhar

Sobre os Atos que se Chamam Paixões - Francisco Suarez

Paula Oliveira e Silva, Angel Poncela

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
14,39 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Francisco Suárez (1548-1617), padre jesuíta, foi um proeminente filósofo e teólogo da escolástica peninsular. Exerceu atividade como professor de filosofia (Segovia e Valladolid) e de teologia (Roma, Madrid-Alcalá e Coimbra). Do seu legado preserva-se uma vastíssima produção, influente sobretudo nos domínios da metafísica, da filosofia jurídico-política e dateologia. A disputação intitulada Sobre os atos que se chamam paixões publica-se aqui em primeira tradução em línguas modernas, a par do texto latino original. Nela, Suárez comenta os principais textos da tradição filosófica antiga e medieval, a oriente e a ocidente, sobre as paixões da alma (ou emoções) e sobre a sua influência na constituição dos atos humanos. Na explicação do agir moral, Suárez valoriza a estrutura psicofisiológica da natureza humana, recorrendo frequentemente aos textos e conhecimentos da ciência médica do seu tempo. A obra revela aspetos importantes das posições de Suárez e dosdebates da época sobre a natureza e origem das paixões da alma e a sua relação com as faculdades superiores do homem.


Ler mais

Autor(es)

Paula Oliveira e Silva

Paula Oliveira e Silva, Professora Auxiliar no Departamento de Filosofia da Universidade do Porto. As suas áreas de investigação e docência são a Filosofia Medieval e a Ontologia, tendo publicado estudos sobre as Disputações Metafísicas de Francisco Suárez e sobre o seu tratado De fine ultimo hominis. É investigadora no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. Nesta unidade de investigação dirigiu o projeto “Animal Rationale Mortale. A relação corpo-alma e as paixões da alma nos Comentários ao De anima de Aristóteles das Universidades portuguesas do séc. XVI”, no âmbito do qual se preparou esta publicação.

Ler mais

Angel Poncela

Angel Poncela, Doutor em Filosofia pela Universidade de Salamanca, com a tese intitulada: Francisco Suárez, lector de Metafísica IV y XII. Posibilidad y límite de la aplicación de la tesis Onto-teo-lógica a las Disputaciones Metafísicas (2008).Professor do Departamento de Filosofia, Lógica e Estética da Universidade de Salamanca, onde coordena a licenciatura(História da Filosofía) e o mestrado em Ensino da Filosofia. Publicou estudos, proferiu conferências e dirige seminários de investigação sobre a metafísica de Francisco Suárez e sobre escolástica peninsular. As suas áreas de investigação são a filosofía aristotélica, tanto oriental como ocidental

Ler mais