Partilhar

Desconto: 20%
10,18 € 12,72 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Manuel Simões é autor de uma vasta e diversificada obra literária, na tripla condição de poeta, tradutor e ensaísta, que muito tem enriquecido as Letras Portuguesas. No âmbito ensaístico, que é o do presente livro, todos os estudos e as suas interpretações se destacam pelo conhecimento, profundeza e rigor de perscrutação literária com que analisa cada obra e autor, seja ele antigo ou moderno. Este seu novo livro comprova-o em absoluto na heterogeneidade dos temas focados, nas metodologias utilizadas e na extrema agudeza das suas interpretações. Decorrentes de percursos diferentes, não se distanciam, contudo, de um tipo de análises predominantemente histórico-literárias. Temos assim o estudo de obras tão diferentes e distantes no tempo como a de D. Duarte sobre a tradução em Portugal no século XV e o “cancioneiro” de D. Pedro, Conde de Barcelos, e outras referentes a autores contemporâneos como, por exemplo, as de Almeida Faria, Lídia Jorge e Armando Silva Carvalho. Por entre a prosa, poesia e teatro, deambula Manuel Simões perfeitamente à vontade com a cultura e o conhecimento que detém da língua e da literatura portuguesas e muito divulgou na Itália, na condição de professor.

Ler mais

Autor

Manuel Simões

Manuel Simões, poeta, tradutor e ensaísta, nasceu em Jamprestes, Ferreira do Zêzere.

• Foi um dos fundadores da colecção (depois editora) Nova Realidade (1966) e pertenceu à redacção da revista Vértice (1.a série) entre 1967 e 1969.

• Professor do Ensino Secundário (1969-1971) na extinta Escola Veiga Beirão, viveu a seguir em Itália de 1971 a 2003, país onde foi inicialmente Leitor de Português nas Universidades de Bari e de Veneza, e, depois, professor associado de literaturas portuguesa e brasileira na Universidade “Ca’Foscari” de Veneza (1975-2001), tendo sido igualmente professor de literatura portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Florença entre 1986 e 1989.

• Foi um dos fundadores, em 1978, da revista Rassegna Iberistica (Veneza), a cuja redacção pertenceu até 2012.

Ler mais