Partilhar

Desconto: 10%
15,93 € 17,70 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nos humanos, as sensações conscientes são as base do sentido de nós próprios.

E nos outros animais? E nas futuras máquinas?

 Sentimos, logo existimos. As sensações conscientes fundamentam a noção de perceção de nós próprios. São essenciais para a nossa ideia de nós mesmos como seres psíquicos: presentes, existentes e importantes. Mas são apenas os humanos que sentem isto? E os outros animais? E as máquinas do futuro? Para responder a estas questões necessitamos de uma compreensão científica da consciência: o que é e por que razão evoluiu?

Nicholas Humphrey tem pesquisado estas questões há cinquenta anos. Neste livro extraordinário, em que cruza aventura intelectual, ciência de vanguarda e as suas próprias experiências inovadoras, o autor conta o percurso da sua pesquisa para revelar a história evolutiva da consciência, e desenvolve uma explicação do sentimento consciente – «consciência fenomenal». O seu objetivo é, então, conseguir explicar o maravilhoso e estranho facto dessa «consciência fenomenal» – a vermelhidão de uma papoila, a doçura do mel, a dor de uma picada de abelha. Qual o significado desta dimensão mágica da experiência? Para que serve? E por que razão evoluiu? Humphrey apresenta aqui uma nova solução. Ele propõe que a consciência fenomenal, longe de ser primitiva, é um desenvolvimento evolutivo relativamente tardio e sofisticado, e não é exclusivamente humano. As implicações da existência de senciência em animais são surpreendentes e provocadoras.

Ler mais

Autor

Nicholas Humphrey

Nicholas Humphrey é um psicólogo teórico, sediado em Cambridge, que estuda a evolução da inteligência e da consciência. Os seus interesses são abrangentes. Foi o primeiro a demonstrar a existência de «visão cega» após danos cerebrais em macacos, fez pesquisa no Ruanda sobre gorilas da montanha com Dian Fossey, propôs a célebre teoria da «função social do intelecto» e investigou o passado evolutivo da religião, da arte, da cura, da consciência da morte e do suicídio. As suas distinções incluem o Prémio Memorial Martin Luther King, a Medalha Pufendorf e o Prémio Internacional Mente e Cérebro. Os seus livros mais recentes são Seeing Red e Soul Dust.

Ler mais