Partilhar

Como te Sentes?

Anthony Browne

Em Stock



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a leitura com apoio do educador/pais.

Uma voz omnisciente formula o questionário que faz com que o protagonista deste álbum, um simpático macaco humanizado, comece a expressar os habituais sentimentos e estados de ânimo que qualquer criança experimenta: aborrecimento, alegria, tristeza, enfado, culpabilidade, surpresa, curiosidade...
O texto, breve e simples, complementa-se na perfeição com as ilustrações, cujo destaque vai para a expressão e a atitude da personagem, adornadas com acessórios do quotidiano - brinquedos, pinturas, livros... - que reforçam cada conceito com a sua correspondente descrição visual.

Anthony Browne também joga com as cores, os tamanhos, as linhas cinéticas e as tipografias para intensificar a mensagem: tons sombrios para as sensações negativas e tons vivos para enfatizar as emoções positivas; figuras que diminuem para transmitir a solidão; traços ondulantes ou soltos para mostrar a descontração ou a irritação; palavras que crescem, encolhem, maiúsculas, minúsculas ou cursivas, em função da sua carga emotiva.

Como te sentes?" é um livro para primeiros leitores, especialmente concebido para que estes se familiarizem com a linguagem e a expressão das reações humanas; um livro de autoconhecimento e socialização que interage com o leitor quando e a vez do protagonista, no final, lhe devolver a pergunta inicial.

Ler mais

Autor

Anthony Browne

Anthony Browne (Sheffield, Inglaterra, 1946) granjeou a sua formação artística no Leeds College of Art e especializou-se em design gráfico. O seu afã perfeccionista pela representação da figura humana adveio da influência despertada por um dos seus primeiros trabalhos, como desenhista de temas médicos num hospital de Manchester. A dedicação à ilustração infantil corresponde, porém, a uma etapa posterior, enquanto desenhista de cartões de felicitações. Fruto do seu grande interesse pelos pintores surrealistas e cenas oníricas, logrou um estilo marcado e facilmente reconhecível pela introdução de elementos estranhos nas suas ilustrações. Entre os galardões que recebeu ao longo da sua trajetória figuram a Medalha Kate Greenaway e o Prémio Kurt Maschler, com destaque, em 2000, para o Prémio Hans Christian Andersen pelo conjunto da sua obra, uma distinção que, desde 1956, não era concedida a nenhum britânico. É um dos autores ingleses de maior prestígio pela sua contribuição para o desenvolvimento de novas formas de leitura, visão e relacionamento com a linguagem plástica. Assim o demonstram títulos como «O livro dos Porquinhos», «As preocupações do Billy», «Como te sentes?», «Um passeio pelo parque» e «Pela floresta», todos publicados pela KALANDRAKA. A crítica especializada enaltece o facto de ter concebido um universo pleno de referências culturais e artísticas, pistas visuais e chaves que valorizam a inteligência do leitor – independentemente da sua idade – para complementar e interpretar o texto.

Ler mais