Partilhar

Desconto: 10%
27,00 € 30,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

São João de Deus é um lugar que parece ter nascido sob o signo da violência. Com a construção do Bairro de Rebordões, entre 1941 e 1944, este lugar marginal da cidade do Porto foi palco das mais profundas oscilações das políticas públicas de habitação, e da instabilidade da vida pública e privada de quem ali habitou. Apesar disso, São João de Deus nunca perdeu a sua luz mágica. No momento da edição deste livro está a concluir-se uma obra de renovação e ampliação das casas cujo projecto de arquitectura, de Nuno Brandão Costa, procura trazer nova esperança ao lugar.
Ao longo de vários anos, o fotógrafo André Cepeda acompanhou a vida de São João de  Deus, numa relação de proximidade entre o olhar, o espaço, a sua natureza e as suas vivências. Através da imagem, este livro procura conjugar os vários tempos do lugar, e mostrar a obra e a construção da arquitectura como parte de um tempo e de uma história.
Os textos de Pedro Levi Bismarck e Sérgio Mah percorrem as páginas das políticas da habitação e da cultura da imagem para consolidar, no livro desenhado por Pedro Nora, a síntese de um lugar, um breve lapso no tempo da construção das formas da arquitectura e dos modos de vida em São João de Deus. 


Ler mais

Autor(es)

André Cepeda

Ler mais

Nuno Brandão Costa

Ler mais