Partilhar

Rocha Saraiva o Professor de Salazar

Fora de Coleção

Paulo Otero

3 dias

Desconto: 10%
17,01 € 18,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Rocha Saraiva terá sido o Professor que mais marcou a formação de Salazar: Salazar confessava-se seu discípulo, considerando-o seu mestre.

Rocha Saraiva nunca se converteu, porém, ao salazarismo: foi perseguido pelas suas ideias e preso no Aljube - Salazar, invisível, protegia-o.

Professor de quase todos os principais quadros jurídicos e políticos do Estado Novo (v.g., Marcelo Caetano, Armindo Monteiro, Paulo Cunha, Franco Nogueira, Adriano Moreira) e de destacados membros da oposição (v.g., Álvaro Cunhal, Adelino da Palma Carlos, José Magalhães Godinho, Francisco Sousa Tavares, Vasco da Gama Fernandes), o nome de Rocha Saraiva foi, talvez intencionalmente, apagado da universidade e da História portuguesa.

Há aqui um enigma, um verdadeiro mistério que o presente livro procura esclarecer: quem tinha medo ou, pelo esquecimento, se procurou vingar do Professor Rocha Saraiva?


Ler mais

Autor

Paulo Otero

Paulo Otero é licenciado em Direito, mestre em Ciências Jurídico-Políticas e doutorado em Direito. É professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 2005, encontrando-se encarregue da lecionação de unidades curriculares na área do Direito Administrativo e do Direito Constitucional nos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. Foi até 2008 coordenador do “Centro de Investigação da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa”. Exerce ainda funções de jurisconsulto junto de entidades públicas e privadas.

Ler mais