Partilhar

Desconto: 20%
7,08 € 8,85 €

Sinopse

Autor

Rosa Luxemburgo

Nasceu na Polónia em 1871. Formada em economia política e direito, foi uma figura chave na teorização e implementação do socialismo europeu no início do século XX. Foi assassinada em 1919.

Rosa Luxemburgo nasceu a 5 de março de 1871, em Zamosc, na Polónia.

Em maio de 1898, parte para a Alemanha, onde adere à social-democracia. Participa na redação do Sächsische Arbeiterzeitung. Inicia uma polémica contra o «revisionismo» de Eduard Bernstein e publica o seu famoso ensaio Reforma ou Revolução?.

O discurso que pronuncia no congresso social-democrata em Dresden em 1903 leva a que seja condenada a três meses de prisão. Na primavera de 1904, escreve Questões de Organização da Social-Democracia Russa, criticando as teses do «centralismo democrático» leninista.

Em 1905, participa na insurreição de Varsóvia, o que a leva de novo à prisão.

Em radical oposição aos vários partidos socialistas que apoiam os seus governos na Primeira Guerra Mundial, acaba por ser presa em 1915, escrevendo uma brochura que assina com o pseudónimo Junius.

Participa em várias manifestações contra a guerra com o seu companheiro Karl Liebknecht, o que leva a que fique detida até à revolução de novembro de 1918.


Ler mais