Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Elsinore
- Categorias:
- Data de lançamento: 19-01-2026
- Ano: 2026
- ISBN: 9789895895434
- Número de páginas: 344
- Edição: 2
- Capa: Brochada
Sinopse
De 1979 a 1989, o exército soviético envolveu-se numa guerra devastadora no Afeganistão, que causou milhares de vítimas em ambos os lados marcando uma inteira geração. Enquanto a União Soviética falava de uma missão de «manutenção da paz», os mortos eram enviados de volta em caixões de zinco soldados.
Rapazes de Zinco é um «romance de vozes» habilmente construído por Svetlana Alexievich a partir de centenas de testemunhos - soldados, médicos, esposas e filhos - que expõe as mentiras oficiais substituindo-as pelo relato sentido e verdadeiro da experiência da gente comum, alcançando, ao mesmo tempo, um raro fulgor narrativo. Alvo de contestação e de processos judiciais aquando da sua publicação original, em 1989, acusado por críticos de ser «uma fantasia carregada de mentiras» e parte de «um coro histérico de ataques perversos», este livro é hoje unanimemente considerado uma obra fundamental da autora Prémio Nobel de Literatura, que ajudou a construir uma mudança de discurso na sociedade soviética, abrindo assim caminho para o colapso da própria União Soviética.
Com prefácio atualizado de José Milhazes, a presente edição reflete o texto revisto pela própria autora, que inclui os testemunhos do processo judicial movido à primeira edição do livro.
Tradução direta do russo por Galina Mitrakhovich.