Partilhar

Querido Banana - Memórias Sobre a Gastronomia e o Amor

David Leite

Em Stock


Desconto: 10%
19,71 € 21,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As surpreendentes e há muito aguardadas memórias do famoso crítico gastronómico americano luso-descendente e fundador do famoso site Leite’s Culinaria. Uma narrativa cândida, corajosa e divertida, que desperta uma boa gargalhada. Uma história sobre família, gastronomia, bipolaridade, identidade sexual e a herança de ser português.

Nascido numa família de emigrantes açorianos, David Leite cresceu na década de sessenta, em Fall River, no Massachusetts, E.U.A., numa casa portuguesa de gema, fervorosamente católica, de gente trabalhadora e com mão para a cozinha. Inteligente e sonhador incurável, dono de uma imaginação vívida e com queda para o dramático, «Banana» (como a mãe ternamente lhe chamava), ambicionava viver numa família da classe média com uma porta de cozinha de vaivém, igualzinha às que via na televisão, e, graças à sua avó de origem portuguesa, apaixonou-se pela gastronomia. Mas importa sobretudo dizer que David Leite teve de lutar com graves problemas emocionais, pelo facto de ser maníaco-depressivo. Até aos trinta e tal anos, altura em que lhe foi diagnosticado o transtorno bipolar, David encontrou alívio para as bruscas mudanças de humor na cozinha, a aprender tudo e mais alguma coisa sobre gastronomia, assistindo aos programas de Julia Child e cozinhando para os outros.

Querido Banana traz as calorosas recordações que marcaram o seu crescimento, levando-o a aceitar-se tal como era e a orientar o seu amor pela comida para a construção de uma carreira premiada. David Leite viaja pelo passado e analisa os altos e baixos da sua vida: da recusa em assumir-se como gay e a tentativa de se «tornar» heterossexual, à decisão de se tornar escritor, autor de livros de cozinha e editor digital, passando pela relação de longa data com Alan. Ao longo desta jornada, movido pela necessidade de encontrar as suas raízes, David Leite regressa aos fogões de antanho e às mesas de cozinha que lhe são familiares.

Ler mais

Autor

David Leite

Ler mais