Maria João Avillez

Maria João Avillez iniciou a sua actividade profissional aos 17 anos no Programa Juvenil, emitido pela RTP, a convite da Professora Yvette Centeno. Desde então não mais parou de fazer jornalismo na televisão, rádio e jornais. Trabalhou e colaborou com o Diário Económico, Diário de Notícias, Expresso, Jornal I, Público, Rádio Renascença, revista Sábado e TSF – como cronista, diarista, redactora-principal e repórter. Foi comentadora e entrevistadora em vários programas da RTP, SIC-Notícias e TVI 24 (depois CNN Portugal).

Tem 14 livros publicados nas áreas da cultura e da política, entre os quais se destacam três volumes sobre a vida de Mário Soares, uma biografia de Francisco Sá Carneiro, uma obra sobre Álvaro Cunhal e outra sobre Vítor Gaspar. E, entre outros, dois volumes com as suas melhores entrevistas nacionais e internacionais.

No final de 2022 publicou em livro a entrevista que o Papa Francisco lhe concedeu no Vaticano no Verão desse ano.

Em 1982 recebeu o Prémio EFE, da agência espanhola com o mesmo nome, concedido à melhor reportagem publicada nesse ano em língua latina – Sá Carneiro: O Último Retrato. Em 2022 recebeu o Prémio Dona Antónia Ferreira, na categoria de Prémio-Carreira, e o Prémio-Carreira atribuído pela revista Activa.

Actualmente escreve no Observador, colabora com o Expresso e é comentadora da SIC-Notícias.

É casada, tem quatro filhos, seis netos e vive entre Lisboa e Óbidos.