Partilhar

Quem Foi Quem na História das Doenças Reumáticas

Hilton Seda, Mário Viana de Queiroz

5 dias

Desconto: 20%
24,92 € 31,15 €

Detalhes do Produto

  • Editora: Lidel
  • Tema: Reumatologia
  • Ano: 2008
  • ISBN: 9789727575015
  • Número de páginas: 470
  • Capa: Brochada

Sinopse

As doenças reumáticas são mais antigas na Terra do que o Homem.
O Platicarpo, um dinossauro nadador gigantesco que viveu há cem milhões de anos, e cujo esqueleto fossilizado se encontra exposto no Museu de História Natural da cidade de Kansas, nos Estados Unidos, apresenta lesões de osteoartrose.
Os Homens de Java, Lansing e Neandertal, bem como as múmias egípcias, evidenciam doenças reumáticas.
Hipócrates, o Pai da Medicina, que viveu na ilha grega de Cós há cerca de 2500 anos, descreveu os mais variados tipos de artrite e de gota, que no seu tempo era conhecida como podagra. Na mitologia grega, Podagra era uma deusa, fruto da sedução de Afrodite, diva da beleza, por Dionísio, deus do vinho.
Posteriormente, centenas de médicos contribuíram para o conhecimento das doenças reumáticas, quer no que diz respeito ao seu diagnóstico, quer no que concerne ao seu tratamento.
E é essa história da Reumatologia que Quem foi Quem na História das Doenças Reumáticas conta, descrevendo a biografia de médicos e de instituições que ao longo de séculos contribuíram para a sua individualização e progresso. É mais uma história da Reumatologia e, até certo ponto, mais uma história da Medicina, gravada por aqueles que ao longo da Humanidade se foram da lei da morte libertando, como escreveu o nosso grande poeta épico, Camões.

Ler mais

Autor(es)

Hilton Seda

Professor Emérito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Maestro de La Reumatologia Pan-Americana (título outorgado pela PANLAR em 2006); Membro Emérito da Academia Brasileira de Reumatologia; Presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (1968-1970)

Ler mais

Mário Viana de Queiroz

Chefe de Serviço de Reumatologia do Hospital de Santa Maria, Lisboa; Professor de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Responsável pela Área de Reumatologia do Countrywide Intervention Non Comunicable Diseases Program de Portugal; Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (1991-94); Presidente da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (2000-02); Presidente do Colégio Ibero-americano de Reumatologia (1999-2001); Presidente do Programa Nacional Contra Doenças Reumáticas do Ministério da Saúde (2004-06).

Ler mais