Partilhar

Exercícios para Doentes Reumáticos

Mário Viana de Queiroz

Indisponível

Desconto: 20%
6,21 € 7,76 €

Detalhes do Produto

  • Editora: Lidel
  • Tema: Reumatologia
  • Ano: 2004
  • ISBN: 9789727572830
  • Número de páginas: 96
  • Capa: Brochada

Sinopse

Existem várias formas de tratar as doenças reumáticas. No entanto, a cinesiterapia, isto é, a terapêutica pelo movimento ou simplesmente os exercícios, é, de longe, a arma mais importante na reabilitação das pessoas que sofrem deste tipo de doenças.
Os doentes têm um importante papel no tratamento das suas doenças, nomeadamente, artrite reumatóide, artrite infantil e juvenil, espondilite anquilosante, artrose das ancas (coxartrose) e dos joelhos (gonartrose), e dores no ombro e na coluna vertebral (cervicalgias, dorsalgias e lombalgias). Se estiverem bem informados, poderão tratar-se de uma forma melhor e levar uma vida praticamente normal. Foi a pensar neles que este livro foi escrito, uma vez que devem saber que o exercício para eles não é a mesma coisa que a cinesiterapia para indivíduos saudáveis, como são os casos da ginástica de manutenção, da musculação, do ioga e do Tai-chi, para só citar quatro modalidades tão em voga.
Esta obra, profusamente ilustrada, tem interesse para os médicos de Medicina Geral e Familiar que são os primeiros, e não raramente os únicos, a entrar em contacto com os doentes reumáticos. Adicionalmente poderá, também, ser útil aos reumatologistas, aos ortopedistas e aos fisiatras.


Conteúdo:

. Espondilite anquilosante
. Dores no ombro e na coluna vertebral (cervicalgias, dorsalgias e lombalgias)

Ler mais

Autor

Mário Viana de Queiroz

Chefe de Serviço de Reumatologia do Hospital de Santa Maria, Lisboa; Professor de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Responsável pela Área de Reumatologia do Countrywide Intervention Non Comunicable Diseases Program de Portugal; Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (1991-94); Presidente da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (2000-02); Presidente do Colégio Ibero-americano de Reumatologia (1999-2001); Presidente do Programa Nacional Contra Doenças Reumáticas do Ministério da Saúde (2004-06).

Ler mais