Partilhar

Psicologia e Ética no Curso Jesuíta Conimbricense

Mário de Carvalho

Em Stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
10,08 € 12,60 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Não obstante existirem em português monografias versando os temas da Psicologia e da Ética constantes nos volumes dos Comentários a Aristóteles dos Conimbricenses (1592‐1606), jamais uma tal matéria havia sido estudada sistematicamente. Trata‐se tão‐só da mais importante e mais internacional produção filosófica portuguesa de todos os tempos, aqui lida, quer numa acessível forma introdutória, quer perscrutandose os horizontes da psicologia filosófica e da teoria do conhecimento prévias a Descartes; da ética e da metafísica post‐aristotélicas; e também do tópico do não‐aristotelismo. Bastará esta última proposta, na sua enunciação algo paradoxal, para que o leitor – sobretudo o interessado na filosofia aristotélica e na filosofia do nosso País –, ao ficar de sobreaviso relativamente às tradicionais interpretações ou vulgarizações, possa justificadamente esperar que a leitura da presente obra lhe proporcione uma aventura histórico‐filosófica inédita.

Ler mais

Autor

Mário de Carvalho

Mário de Carvalho nasceu em Lisboa em 1944. Licenciou-se em Direito e viu o serviço militar interrompido pela prisão. Desde muito cedo ligado aos meios da resistência contra o salazarismo, foi condenado a dois anos de cadeia, tendo de se exilar após cumprir a maior parte da pena. Depois da Revolução dos Cravos, em que se envolveu intensamente, exerceu advocacia em Lisboa. O seu primeiro livro, Contos da Sétima Esfera, causou surpresa pelo inesperado da abordagem ficcional e pela peculiar atmosfera, entre o maravilhoso e o fantástico.

Desde então, tem praticado diversos géneros literários – Romance, Novela, Conto, Ensaio, Crónica e Teatro –, percorrendo várias épocas e ambientes, sempre em edições sucessivas. Utiliza uma multiforme mudança de registos, que tanto pode moldar uma narrativa histórica como um romance de atualidade; um tema dolente e sombrio como uma sátira viva e certeira; uma escrita cadenciada e medida como a pulsão de uma prosa endiabrada e surpreendente.

Nas diversas modalidades de Romance, Conto, Crónica e Teatro, foram atribuídos a Mário de Carvalho os prémios literários mais prestigiados (designadamente os Grandes Prémios de Romance e Novela, Conto e Teatro da APE, prémios do Pen Clube Português e o prémio internacional Pégaso de Literatura). Os seus livros encontram-se traduzidos em várias línguas.

Obras como Os Alferes, A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde, O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel, A Liberdade de Pátio ou Ronda das Mil Belas em Frol são a comprovação dessa extrema versatilidade.

Ler mais