Partilhar

Horizontes da Ética

João Baptista Magalhães

5 dias

Desconto: 10%
13,45 € 14,95 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«A palavra ética tornou-se corrente, talvez devido à sua ausência. Também se tornou aplicada a diversos sectores, talvez devido à perda da relação entre ética e subjectividade, que se verificava quando havia honra e fidelidade à palavra dada.
Por isso, um escrito sobre Ética, como este, tem de percorrer vários capítulos, desde a evolução aos preceitos, desde o que evoluiu ao que permanece, desde os fundamentos às aplicações, para explicar o que se passa neste domínio de reflexão e para vermos como a perda dos vínculos entre o pensar e o agir pode levar a perplexidades trágicas.»

Ler mais

Autor

João Baptista Magalhães

JOÃO BAPTISTA MAGALHÃES é natural de Várzea de Ovelha e Aliviada, concelho do Marco de Canaveses, distrito do Porto. É licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Concluiu o Mestrado em Epistemologia e Filosofia do Conhecimento, no regime de quatro anos, na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica. Foi professor na Escola do Magistério Primário do Porto, na Escola Secundária Alexandre Herculano, onde se tornou efectivo. Leccionou, como professor convidado, no Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Esteve ligado à Direcção Geral do Ensino Secundário, como acompanhante da aplicação experimental dos novos programas de Introdução à Filosofia. Foi um dos fundadores da Associação dos Professores de Filosofia e fez parte da sua Direcção na Delegação do Norte. É autor de vários manuais de Filosofia (antigos e novos programas) do Curso Complementar. Dirige, nas Edições Afrontamento, a «Colecção Sapiens», que publica obras de apoio aos novos programas de Filosofia. Nesta colecção publicou A Ideia de Progresso em Thomas Kuhn no Contexto da Nova Filosofia da Ciência, e outro trabalho de Locke, A Carta sobre a Tolerância no seu Contexto Filosófico.

Ler mais