Partilhar

Psicanálise: sujeito e objecto na cura analítica

Orlando Fialho

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
9,00 € 10,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro reúne os trabalhos do autor de 2000 a 2014. O tema Sujeito e Objecto na cura analítica, consiste no revisitar do percurso da psicanálise de Freud a Thomas Ogden, passando por Winnicott e Bion entre outros. Os casos clínicos apresentados ilustram a relação da clinica com a teoria analítica. Este livro é uma oportunidade única de mergulhar na profundidade da psicanálise contemporânea, onde a base é a intersubjectividade e a multiplicidade de factores que irão interferir nos processos intra-subjectivos na relação analista / analisando.

Na literatura analítica, por vezes, confunde-se separação com ruptura, para Orlando Fialho, só podemos falar em separação quando existe uma ponte entre o sujeito e o objecto. Podemos dizer que todos os processos de diferenciação e organização do dentro / fora, masculino / feminino, assim como os movimentos amor / ódio e toda a construção do mundo interno se organiza no vai e vem entre a proximidade e a separação.  O mundo interno é constituído por representações que se organizam desde o início da vida. As representações organizam-se a partir da ausência do objecto. O mundo interno enriquece-se de representações à medida que o ser humano se desenvolve e diversifica as suas relações objectais.  Sujeito e objecto na Cura Analítica interessará aos psicanalistas, aos psicoterapeutas dinâmicos, assim como aos estudantes pós-graduados e a qualquer pessoa interessada na literatura da psicanálise.
[Carla Marisa Cruz]

Muito mais se pode aprender neste livro, que tem a qualidade rara de fazer pensar todos os que o lerem.  O conhecimento e o pensamento são uma valorização constante, mas devolvendo a cada um o lugar de se Criar, afirma a psicanálise pela busca da Verdade Individual, como um projecto de Humanidade e de Liberdade.
[Manuela Harthley]

Ler mais

Autor

Orlando Fialho

Ler mais