Partilhar

Desenho Infantil - Espelho do Mundo Interno da Criança

Orlando Fialho

Temporariamente Indisponível



+5% em Cartão Almedina
15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O processo de simbolização é o mesmo em todas as culturas e para todas as raças, porque este processo tem na base a vivência cultural, pré e pós-natal. As culturas orais fazem apelo aos ritmos, à dança, ao canto e ao mimetismo para integrar a sua experiência pré-natal e para estabelecer laços simbólicos com o meio. Este é, também, o processo que a mãe estabelece com o bebé, desde o início da vida. O processo de simbolização vai-se organizando com base nesta vivência corporal do bebé, através dos ritmos, dos sons e da imitação, na relação com a sua mãe. Estes processos estão activos desde o nascimento e vão preparando a criança para a organização do seu mundo interno e, também, para uma “linguagem universal”. A partir dos dois anos de idade, a criança é capaz de fazer garatujas, mas muito antes desta idade é capaz de riscar ou de, por exemplo, entornar um tinteiro na carpete, executando, assim, as primeiras transformações que irão surpreendê-la.

[Orlando Fialho]

O que é fascinante na investigação de Orlando Fialho é que, a partir do clássico desenho da família, e no quadro de um protocolo rigoroso de investigação, a realização de cada criança varia de uma vez para outra, variação que coloca em evidência os aspectos dinâmicos da actividade gráfica da criança. O autor insiste justificadamente nos elementos estáveis do desenho, que parecem representar sólidas âncoras identitárias, no meio de um fluxo permanente.

[Didier Houzel]

Este livro de Orlando Fialho, que se lê com muito agrado, condensa, por um lado, o seu próprio pensamento, como psicanalista de crianças e de adolescentes, em diálogo interno com diversos autores da língua inglesa e francesa, mas, ao mesmo tempo, enriquece-o através dum longo trabalho de investigação sobre o desenho da família. Este livro, que nos faz pensar, cria um espaço de debate e de reflexão sobre a enorme diversidade e riqueza do mundo interno da criança e do adolescente, captado através da sua projecção no desenho.

[Maria Fernanda Alexandre]

Em O Desenho Infantil – Espelho do Mundo Interno da Criança, Orlando Fialho procura estabelecer relações entre o desenho e a origem da escrita na criança, o homem pré-histórico, os artistas e os doentes mentais, é um livro de particular interesse para professores, educadores, psicólogos, psicanalistas e psicoterapeutas dinâmicos assim como para qualquer profissional ou académico interessado no mundo da arte e na psicanálise contemporânea.

[Carla Cruz]

Ler mais

Autor

Orlando Fialho

Ler mais