Partilhar

À Procura da Própria Coisa - Uma biografia de Clarice Lispector

Teresa Montero

Em Stock



38,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A obra À procura da própria coisa é a mais recente e completa biografia de Clarice Lispector e o resultado de mais de três décadas de pesquisa da professora Teresa Montero.

Clarice Lispector nasceu numa pequena cidade da Ucrânia, quando os pais rumavam ao Brasil para fugirem à perseguição dos judeus e à miséria que assolava a Rússia, após a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Bolchevique. Cresceu no Nordeste brasileiro, no Recife, onde sentiu pela primeira vez o drama social das classes menos privilegiadas. No Rio de Janeiro, tornou-se escritora, e o casamento com um diplomata com quem viveu em Nápoles, Berna, Torquay e Washington deu-lhe a experiência do desenraizamento da vida no estrangeiro.

Em À procura da própria coisa destacam-se raridades encontradas em arquivos públicos, como a única entrevista de Clarice Lispector filmada no seu apartamento e os registos da escritora elaborados pela polícia política entre 1950 e 1973, que revelam novos aspetos da sua participação nos movimentos contra a ditadura militar no Brasil. Na trajetória literária, o relato pormenorizado da sua última viagem ao Recife (também documentada em imagens inéditas) ajuda a entender a composição da sua obra derradeira, A hora da estrela. A criação de A paixão segundo G.H. e Água viva, de par com a faceta de Clarice como crítica literária na revista Senhor e mais de cem depoimentos são outras preciosidades reveladas neste volume.

À procura da própria coisa revela a construção de uma biografia como resultado de um trabalho coletivo; a autora apresenta Clarice como mulher cuja obra serve de base para se poder sentir e pensar com mais profundidade.

Ler mais

Autor

Teresa Montero

A professora Teresa Montero dedica-se há mais de 30 anos aos estudos claricianos e à divulgação do legado de Clarice Lispector. Mestre e doutora em Letras pela PUC-Rio, publicou em 1999 Eu sou uma pergunta – uma biografia de Clarice Lispector (Rocco), fruto da sua dissertação de mestrado em Literatura Brasileira, em 1996, um divisor de águas nos estudos biográficos claricianos. A sua tese de doutoramento, «Yes, nós temos Clarice» (2001), é um marco na investigação da internacionalização da obra da escritora.

Idealizadora e guia do passeio «O Rio de Clarice», criado em 2008, liderou ao lado de outras personalidades o movimento pela implantação das estátuas (esculpidas por Edgar Duvivier) de Clarice e do seu cão Ulisses no bairro do Leme e a criação do Espaço Clarice Lispector, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O roteiro do passeio tornou-se um livro publicado pela editora Autêntica: O Rio de Clarice – passeio afetivo pela cidade (2018).

Em 20 anos dedicados ao projeto editorial das obras de Clarice Lispector publicadas pela editora Rocco, que reuniu textos inéditos, a sua correspondência e antologias, Teresa Montero colaborou como organizadora de seis obras: Correspondências (2002), Outros escritos (2005), com Lícia Manzo, Aprendendo a viver – imagens (2005) com Luiz Ferreira, Minhas queridas (2007), Clarice na cabeceira – contos (2009), Clarice na cabeceira – crônicas (2010). Colaborou ainda no livro Clarice Lispector. Entrevistas (2007), organizado por Claire Williams, como autora das notas, e em Todas as cartas (2020) como autora das notas e prefácio. Foi também co-argumentista do documentário Clarice Lispector. A descoberta do mundo (2022), realizado pela pernambucana Taciana Oliveira.

Ler mais