Teresa Montero

A professora Teresa Montero dedica-se há mais de 30 anos aos estudos claricianos e à divulgação do legado de Clarice Lispector. Mestre e doutora em Letras pela PUC-Rio, publicou em 1999 Eu sou uma pergunta – uma biografia de Clarice Lispector (Rocco), fruto da sua dissertação de mestrado em Literatura Brasileira, em 1996, um divisor de águas nos estudos biográficos claricianos. A sua tese de doutoramento, «Yes, nós temos Clarice» (2001), é um marco na investigação da internacionalização da obra da escritora.

Idealizadora e guia do passeio «O Rio de Clarice», criado em 2008, liderou ao lado de outras personalidades o movimento pela implantação das estátuas (esculpidas por Edgar Duvivier) de Clarice e do seu cão Ulisses no bairro do Leme e a criação do Espaço Clarice Lispector, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O roteiro do passeio tornou-se um livro publicado pela editora Autêntica: O Rio de Clarice – passeio afetivo pela cidade (2018).

Em 20 anos dedicados ao projeto editorial das obras de Clarice Lispector publicadas pela editora Rocco, que reuniu textos inéditos, a sua correspondência e antologias, Teresa Montero colaborou como organizadora de seis obras: Correspondências (2002), Outros escritos (2005), com Lícia Manzo, Aprendendo a viver – imagens (2005) com Luiz Ferreira, Minhas queridas (2007), Clarice na cabeceira – contos (2009), Clarice na cabeceira – crônicas (2010). Colaborou ainda no livro Clarice Lispector. Entrevistas (2007), organizado por Claire Williams, como autora das notas, e em Todas as cartas (2020) como autora das notas e prefácio. Foi também co-argumentista do documentário Clarice Lispector. A descoberta do mundo (2022), realizado pela pernambucana Taciana Oliveira.