Partilhar

Presidentes da República no Portugal Democrático. Eleições, Dinheiros e Vetos

José Filipe Pinto


Versão em Ebook

Instruções de funcionamento


Desconto: 10%
18,89 € 20,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

No Portugal de Abril, o sistema de governo ainda não encontrou solução para o relacionamento dos portugueses com o mais alto representante nacional.
Um problema antigo decorrente da quebra de confiança. Daí o Regicídio. Por isso a instabilidade da Primeira República e o enclausuramento do Estado Novo.
A Constituição de 1976, depois de sete revisões, reconhece ao Presidente da República 27 alíneas de competências, mas os partidos concebem a figura presidencial na dupla faceta de regulador e participante. Os interesses em jogo ditam o papel.
O desempenho é entregue ao carisma. Que nem sempre existe. As vozes encantatórias escasseiam.
A função presidencial exige poder moderador. Neutro. Acima dos outros. O teto do edifício comum. O cimento da reconciliação.

VER POR DENTRO Ver página inteira

Ler mais

Autor

José Filipe Pinto

Nasceu em Lavre, Montemor-o-Novo, em 1954 e é Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias onde, desde 2012 até julho de 2015, foi Diretor da Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais e dos Mestrados em Ciência Política, Cidadania e Governação e em Diplomacia e Relações Internacionais. Orientador de 4 Teses e 21 Dissertações já concluídas, é licenciado em Ensino Básico, Mestre em Espaço Lusófono: Cultura, Economia e Política, Doutor em Sociologia, na especialidade de Sociologia Política e das Relações Internacionais e Agregado em Ciência Política, na especialidade de Lusofonia. Investigador permanente integrado no CICPRIS, desenvolve as suas pesquisas nas áreas de Ciência Política, Sociologia, Socioeconomia e Relações Internacionais.

Ler mais