Partilhar

Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Sabia que:
- a origem da igreja românica de Cedofeita remonta, provavelmente, ao ano de 559, ou seja, há mais de 1400 anos, bem antes de Portugal ser nação?
- o Jardim de S. Lázaro foi mandado construir por D. Pedro IV como homenagem às mulheres do Porto? o arquiteto da igreja e torre dos Clérigos, Nicolau Nasoni, foi sepultado a seu pedido no interior do espaço que o próprio projetou, em local ainda hoje incerto?
- à zona da atual Praça do Marquês de Pombal chamou-se já Largo da Aguardente?

Acompanhe as novas crónicas de Germano Silva e conheça esta e outras curiosidades dos lugares e das gentes da cidade do Porto. Reviva a história de locais que vê todos os dias ou de outros que se perderam com os tempos, mas que escondem momentos marcantes da história da Invicta e do país, e colabore com o autor para manter vivas as memórias da cidade. "São histórias através das quais eu procuro sensibilizar os leitores (...) para os valores patrimoniais e históricos da nossa cidade, na convicção de que (...) isso os ajudará a cuidar mais do lugar onde moram e a lutar pela preservação da sua memória."
Germano Silva

Ler mais

Autor

Germano Silva

Germano Silva nasceu em Penafiel em 1931, mas mudou-se com a família para o Porto, com apenas um ano de idade. Aqui cresceu, estudou e trabalhou toda a sua vida. Chegou ao Jornal de Notícias (JN) em 1956, como colaborador desportivo, e foi aí que se tornou jornalista, tendo sido, sucessivamente, estagiário, repórter-informador, repórter, redator e chefe de redação. Aposentou-se em 1996, mas mantém-se ligado ao JN. Continua a organizar regularmente passeios guiados pelo Porto – é comum vê-lo a percorrer as ruas da cidade seguido de centenas de pessoas. Foi galardoado com as medalhas de mérito, grau ouro, pelas Câmaras Municipais do Porto e de Penafiel. Em 2015 recebeu o título de doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto e em 2017 foi agraciado com a Ordem de Mérito, grau de Comendador, pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

Em 2021 ofereceu ao Arquivo Histórico Municipal do Porto uma parte significativa do espólio que reuniu ao longo de décadas de trabalho, fazendo jus a um dos seus maiores prazeres: a partilha de conhecimento para que historiadores, estudiosos e curiosos se possam tornar também, como ele próprio, amantes da sua cidade.

Ler mais