Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
18,36 € 22,95 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Passados nove anos, Gonzalo, um aspirante a poeta, reencontra Carla, o seu amor da adolescência, num bar de Santiago do Chile, descobrindo que esta é agora mãe de um rapaz chamado Vicente. 

Superado o desconforto inicial com as palavras «enteado» e «padrasto», os três, e a gata Oscuridad, formam uma familiastra feliz. Alguns anos depois, porém, o casal separa-se novamente. Gonzalo ruma a Nova Iorque, em busca de afirmação, mas as marcas que deixa em Vicente são indeléveis: também ele sonha ser poeta. Quando conhece Pru, uma jornalista americana perdida em Santiago, Vicente encoraja-a a escrever sobre os poetas chilenos, não os famosos, como Neruda ou Mistral, mas os poetas vivos, do presente, a fim de procurar separar o mito do Chile «terra de poetas» da realidade, a autenticidade da impostura. 

Entretanto, Gonzalo regressa em definitivo ao Chile e é numa livraria que a sua história se cruza, uma vez mais, com a de Vicente. 

Declaração de amor à literatura, à poesia e aos poetas que desprezam o romance, Poeta Chileno é uma obra visceral e divertida sobre paternidade, famílias fragmentadas e os trágicos altos e baixos do amor, que confirma Alejandro Zambra como uma das vozes mais importantes da literatura latino-americana contemporânea.




Ler mais

Autor

Alejandro Zambra

Alejandro Zambra nasceu em 1975 em Santiago do Chile. É autor dos romances Bonsái, La vida privada de los árboles, Formas de volver a casa, do livro de contos Mis documentos, finalista do Frank O’Connor International Short Story Award, e das coletâneas de ensaios No leer e Tema libre. 

Os seus romances estão traduzidos em mais de 20 línguas e os seus textos têm sido publicados em revistas como The New Yorker, The Paris Review, Granta, Harper’s e McSweeney’s. De entre os prémios que recebeu, destacam-se os dois Prémios do Conselho Nacional do Livro do Chile, o English Pen Award, pela edição inglesa de Formas de volver a casa, também finalista do Prémio Médicis, o Prince Claus Award pelo conjunto da sua obra, e ainda o Prémio Mejores Obras Literarias 2021, na categoria de Romance, atribuído pelo Ministério das Culturas, das Artes e do Património do Chile, com Poeta Chileno (2020).

Ler mais