Partilhar

Pio XII - O Papa Amigo do Portugal de Salazar

José Carvalho

Em Stock



Desconto: 20%
17,76 € 22,20 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O papa vítima da maior campanha de difamação da história da Igreja. Pio XII demonstrou ser o homem certo para conduzir a Igreja num período de grandes perturbações e conflitos. Durante os 19 anos do seu pontificado (1939-1958), manteve-a sempre do lado certo da História. E, no entanto, é acusado de não ter feito o suficiente: algumas vozes insistem que não se opôs ao Holocausto nem denunciou os horrores do regime nazi.
Neste livro, o historiador José de Carvalho, especialista em assuntos político-religiosos contemporâneos, faz a defesa do Santo Padre. Recorrendo a extensa documentação, testemunhos e bibliografia disponível, demonstra que Eugenio Pacelli, enquanto encarregado da actividade política e diplomática da Santa Sé, e depois enquanto Papa Pio XII, censurou e actuou sempre com distanciamento face aos regimes nazi e comunista; e que, com grande coragem, defendeu e protegeu o povo judaico.
Pio XII – O Papa Amigo do Portugal de Salazar conta ainda a devoção de Pacelli a Nossa Senhora de Fátima, e o apreço especial que tinha pelo povo português e por Portugal, na altura governado por Oliveira Salazar. Prefaciado por Dom Duarte Pio de Bragança, este livro vem finalmente repor a verdade sobre «o Papa de Fátima», numa altura em que se fala da sua canonização.

Ler mais

Autor

José Carvalho

JOSÉ ANTÓNIO RIBEIRO DE CARVALHO (n. 1979) é natural de Fornos, Marco de Canaveses, e vive no Porto. Licenciado em Ciências Históricas Ramo Educacional, é mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com uma dissertação sobre os Jesuítas nas vésperas da Primeira República, tese que lhe valeu o Prémio de História Contemporânea Professor Victor de Sá de 2007. Actualmente é professor de História e investigador associado do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão. Interessa-se por assuntos político-ideológicos e religioso-sociais contemporâneos, nomeadamente dos séculos XIX e XX.

Ler mais