Partilhar

Pessoa e Direitos de Personalidade - Fundamentação Ontológica da Tutela

Monografias

Diogo Costa Gonçalves

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
10,71 € 11,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A tutela da personalidade atravessa a ordem jurídica em toda a sua extensão, revelando-se um instituto nuclear do ordenamento jurídico português. O seu desenvolvimento normativo constitui, igualmente, a sede por excelência onde se verifica, se não a recepção, pêlos menos a construção dogmática das soluções jurídicas a que vem obrigando o mais recente progresso científico e tecnológico em torno da manipulação e controlo das fontes da vida.
Neste contexto, impõe-se ao jurista uma cuidada prudentia, garante de que o desenvolvimento formal da normatividade vigente reflecte correctamente a juridicidade da realidade pessoal e não trai, na abstracção dos conceitos jurídicos, a verdade essencial do que é o Homem... Mas, para tanto, não é possível prescindir de uma construção substantiva da pessoa, construção essa que - pertencendo à Antropologia Filosófica - constitui o depósito fundamental das rationes da argumentação jurídica.
A presente obra pretende ser um contributo para esta reflexão que, no contexto contemporâneo, revela especial acuidade e está ainda por fazer.

Nota Prévia

A presente publicação corresponde ao relatório de mestrado apresentado no seminário Direito Civil I, sob a regência do Prof. Doutor José de Oliveira Ascensão, no ano lectivo 2004/2005.
Desde essa data, alentámos o desejo de poder rever mais profundamente este texto e de desenvolver algumas das temáticas aqui tão superficialmente abordadas. No entanto, a investigação científica foi-nos levando para outros campos do Direito e os actuais compromissos profissionais e académicos, se não calam a paixão por estes temas, não fazem esperar melhor oportunidade para sobre eles nos debruçarmos detidamente.
Dá-se, assim, à estampa a presente obra, tal como foi apresentada em relatório de mestrado, inevitavelmente marcada pelo tempo e fim académico a que se propunha.
Uma última palavra de profundo agradecimento ao Prof. Doutor José de Oliveira Ascensão. Sob a sua orientação, fomos realizando a investigação subjacente a este trabalho e pudemos contar, não poucas vezes, com a sua incondicional disponibilidade, com a sua crítica atenta e com a sua valiosa prudentia. Se alguma valia tem esta obra, a ele sobretudo se deve.
Agradecemos, igualmente, a gentileza com que se disponibilizou a prefaciar a presente publicação.
Lisboa, 8 de Setembro de 2007.

Índice

Problemática Geral e Metodologia Adoptada

I. Pessoa enquanto categoria ontológica
II. Análise estrutural do que é o Homem
III. Pessoa e personalidade - delimitação dos conceitos em sentido real
IV. Pessoa e personalidade na determinação do conteúdo normativo do Artigo 70.º do Código Civil Português

Ler mais

Autor

Diogo Costa Gonçalves

Doutor em Direito Professor Auxiliar na Faculdade de Direito de Lisboa CURRICULUM VITAE

Ler mais