Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
16,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Esta Obra fez parte da exposição retrospetiva Comemorativa dos 50 anos de Pintura do Artista, na Galeria ARTES & Artes, em Lisboa, entre os dias 17 de Fevereiro e 10 de Março de 2001.

A água das chuvas reflecte as linhas das árvores e dos arbustos em relação às suas margens, aumentando assim as diagonais da composição. Estas linhas cruzam-se e compensam-se com as horizontais, que chamam a atenção para o riacho incipiente da água estagnada. O Artista pinta com grande desenvoltura os volumes e as transparências de elementos sobrepostos e de nuvens. A escassa iluminação permite-lhe gradações suaves entre os brancos, o amarelo-torrado da vegetação, os violetas e os azuis.

Ler mais

Autor

Afonso Almeida Brandão

Afonso Almeida Brandão nasceu na Beira (Moçambique), no dia 22 de Setembro de1950. Jornalista profissional, Biógrafo e Crítico de Arte. É o primeiro de três filhos de Jaime Horta Galvão d'Almeida Brandão e de Maria da Conceição de Almeida Fernandes Pereira D'Eça. Os registos da Árvore Geneológica da Família do Jornalista e Escritor remontam a Carlos Magno, sendo curioso notar o entroncamento posterior de nomes de várias famílias ilustres que deram origem a este Autor, com particular destaque para D. Inês de Castro, casada com o Rei de Portugal, D. Pedro I. Os Pereira D' Eça nasce da parte de um dos filhos do casal monarca. Fazem parte desta ilustre linhagem nomes como Eça de Queiroz, Júlio Dantas e de sua Avó materna, a Condessa de Pádua, Maria Judith de Almeida Fernandes Pereira D'Eça. Afonso Almeida Brandão contudo, viria a adoptar o apelido nortenho do lado paterno, os Almeida Brandão, conhecidos industriais abastados do Porto


Ler mais