Partilhar

Para Além de Bem e Mal

Friedrich Nietzsche

2 dias


Desconto: 20%
13,52 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Escrita esta sua obra de forma aforística, Nietzsche considerou-a como um «ócio divino» após o «exercício de bondade» que é Assim Falava Zaratustra.

Para Além de Bem e Mal, na linha de Aurora e de A Gaia Ciência, e tendo em conta a multiplicidade interna da obra de Nietzsche, é um texto em que os seus pensamentos aparecem de forma mais clara e se concentram melhor sobre os problemas, embora evitando sempre sistematizações dogmatizáveis. É unanimemente considerada uma obra de ligação entre os primeiros escritos e as posteriores especulações do Autor em torno do super-homem e do eterno retorno, presentes no Zaratustra.

A mensagem de Nietzsche, pretendendo-se imoralista, é antes a da apologia de uma moral aristocrática que não tem em conta «bem» e «mal», ou não tem em conta a sua oposição. Divide-se a obra em nove capítulos e um epílogo, o poema «Desde altas montanhas», além de um apêndice com cronologia, itinerário e correspondência de Nietzsche relativa à presente obra.

Ler mais

Autor

Friedrich Nietzsche

FRIEDRICH NIETZSCHE (1844-1900), filho de pastores alemães protestantes teve como guias espirituais Schopenhauer e Wagner, foi catedrático aos 24 anos e adoptará a nacionalidade suíça. Com uma vida atribulada, que terminará na loucura, cheio de encontros e desencontros (com Wagner, Lou von Salomé, etc.), Nietzsche será o mais feroz crítico da moral platónico-cristã, da metafísica tradicional que considera o ser como algo de fixo e imutável e das ciências positivas, mecanicistas e positivistas como eram no seu tempo.
Depois de ter sido considerado um filósofo pré-nazi, a partir das suas noções sobre a Vontade do Poder e o Super-Homem, Nietzsche tornar-se-á um dos filósofos da juventude em revolta no final dos anos sessenta, que a ele foi buscar o niilismo, a afirmação da individualidade, a crítica à ciência e ao progressismo.

Ler mais