Partilhar

19,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os Negócios Estrangeiros constituem uma daquelas áreas da governação em que sempre houve, ao longo dos vinte e dois Governos Constitucionais, um consenso muito alargado entre os partidos que exerceram funções governativas. De uma importância reconhecida por todos e essencial para o posicionamento de Portugal na Europa e no Mundo, nunca os programas de Governo variaram muito nas suas propostas, ao longo dos últimos 45 anos. É, no entanto, muito interessante constatar as diferenças de linguagem utilizada, desde os primeiros Governos constitucionais até aos mais recentes, passando pelas sucessivas etapas de adesão às Comunidades Europeias até ao exercício das Presidências Portuguesas do Conselho Europeu, do processo de Timor-Leste, da transferência de soberania de Macau para a China ou das transformações ocorridas a Leste. Esta compilação, organizada pelo António Maló de Abreu e pelo José António Galaz, leva-nos a conhecer o conteúdo desses programas, analisando-os e comentando-os, num interessante exercício para memória futura. Hoje em dia, e cada vez mais, para perceber o presente e planear o futuro há que conhecer o passado. No mesmo sentido de responsabilidade assumido pelo CEN – Conselho Estratégico Nacional do PSD, este livro poderá passar a ser de consulta para todos os futuros candidatos a diplomatas ou estudantes de relações internacionais. Este é, portanto, o resultado de um trabalho sério e de grande interesse, pelo que recomendo vivamente a sua leitura como forma de percecionar a evolução vivida pelas nossas relações externas durante os últimos 45 anos.


Ler mais

Autor(es)

António Maló de Abreu

"António Maló de Abreu, enquanto estudante na Faculdade de Medicina, foi Presidente da Associação Académica de Coimbra, membro da Assembleia de Representantes e do seu Conselho Diretivo. Licenciou-se em Medicina Dentária e exerceu funções docentes como Assistente na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo sido membro do seu Conselho Pedagógico. Pós-graduação em Bioética e Pós-graduação em Direito e Economia da Saúde e do Medicamento pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É PhD St. em Biociências. É Deputado, Membro da Comissão Permanente da Assembleia da República e Coordenador do PSD na Comissão de Saúde. É Membro da Assembleia Parlamentar da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa). Foi Autarca, durante dezasseis anos, e Líder do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Municipal de Coimbra por três mandatos. É Membro da Comissão Política Nacional, do Conselho Estratégico Nacional e do Secretariado das Comunidades Portuguesas do Partido Social Democrata."

Ler mais

José António Galaz

José Antonio Galaz é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e concluiu o estágio em advocacia em 1978. É diplomado em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro de Informação, Formação e Aperfeiçoamento em Gestão – CIFAG/IPE. Frequentou o Curso de Defesa Nacional do Instituto de Defesa Nacional (1982-1983) e estagiou no Bureau of Democracy, Human Rights and Labour (DRL) do United States Department of State. Foi membro do Gabinete do Primeiro-Ministro Francisco Balsemão. Seguiram-se anos de serviço externo no Ministério dos Negócios Estrangeiros como Adido e Conselheiro Técnico junto das Embaixadas de Portugal em Madrid, Pretória, Washington DC e Londres. Essencialmente dedicado aos assuntos relacionados com as Comunidades Portuguesas, o seu ecletismo e formação de base levaram a que lhe fossem pontualmente confiadas outras áreas de intervenção e, no seu último posto, a de Adido junto da Organização Marítima Internacional.

Ler mais