Partilhar

Introdução à Leitura de «Uma Abelha na Chuva»

Introdução à Leitura

Carlos Reis

Em Stock


Desconto: 60%
4,76 € 11,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nota Prévia

A reedição deste pequeno trabalho, a mais de quinze anos de distância da sua primeira edição, pode parecer (mesmo ao seu autor...) um tanto estranha e algo deslocada, em relação ao estado actual dos estudos literários. Concebida no quadro de um projecto de investigação mais amplo e subordinada a uma orientação metodológica particular, esta análise do romance Uma Abelha na Chuva aparece agora como um trabalho inevitavelmente datado:-a narratologia evoluiu muito desde os anos 70, dilatou-se a bibliografia sobre Carlos de Oliveira e o conhecimento que hoje possuímos do Neo-Realismo é mais minucioso e circunstanciado do que então era.
Como quer que seja — e uma vez que parece ainda existir um público a quem esta monografia pode ser útil — reedita-se agora a Introdução ao Estudo de Uma Abelha na Chuva, sem que no seu texto tenham sido introduzidas quaisquer alterações. Para o fazermos, necessitaríamos de condições (que não são só de tempo) para repensarmos a orgânica interna desta análise; o que talvez levasse — levaria certamente — a uma reescrita tão profunda que se perderia nela a marca do tempo em que este livro foi concebido.
Carlos Reis

Índice

Introdução
Neo-realismo e empenhamento literário
Características pragmáticas
Carlos de Oliveira e o discurso neo-realista

Semiótica do Discurso
Comunicação narrativa
Códigos e mensagem
Domínios semióticos

Código Temporal
Signos
Relações sintácticas

Código Representativo
Signos
Representação subjectiva

Acção
Economia da acção
Níveis da acção

Temática e Ideologia
Expressão temática
Relações sintácticas
Relações semânticas
Expressão ideológica

Representação Simbólica
Símbolo e prática semiótica
Repertório simbólico

Ler mais

Autor

Carlos Reis

CARLOS REIS é professor catedrático da Universidade de Coimbra, sendo especialista em Estudos Narrativos e em Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX, sobretudo no domínio dos estudos queirosianos. Autor de mais de vinte livros (último em data de publicação: Dicionário de Estudos Narrativos, 2018), ensinou em diversas universidades da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil. Dirige a Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós (17 volumes publicados) e coordenou a História Crítica da Literatura Portuguesa (9 volumes). Foi diretor da Biblioteca Nacional, reitor da Universidade Aberta e presidente da European Associations of Distance Teaching Universities. É membro da Real Academia Española e da Academia das Ciências de Lisboa. Foi distinguido com os prémios Jacinto do Prado Coelho (1996), Eduardo Lourenço (2019) e Vergílio Ferreira (2020). Presentemente é coordenador científico do Centro de Literatura Portuguesa.

Ler mais