Partilhar

Os Caminhos Invisíveis da Cozinha de Coimbra

Olga Cavaleiro

Em Stock



Desconto: 10%
32,39 € 36,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

NA DESCOBERTADA COZINHA DE COIMBRA, FAZ-SE UMA VIAGEM DO CENTRO ÀS PERIFERIAS, DO NÚCLEO ÀS FRANJAS. Certos dos caminhos de conhecimento que nos dão os veios visíveis que marcam a imagem da cidade, procura-se perceber como a humanização do território cresceu com ele próprio, na forma e na função. Para além da cristalização associada ao tempo que fez e institucionalizou a urbe, há um território pleno de veios invisíveis que as comunidades souberam transformar. No encontro entre o urbano, tão visível e formal, e o rural, tão invisível e fluido, conhece-se o concelho de Coimbra na sua linguagem gastronómica. Da geografia do Mondego, definida e redefinida ao sabor das necessidades e oportunidades, a paisagem que se definiu. Por detrás, as pessoas que souberam usar os elementos visíveis e lhes deram expressão alimentar.

Pelos Caminhos Invisíveis da Cozinha de Coimbra descobre-se a força de um território, a alma de uma comunidade entre a Serra, o Monte e o Campo.


Ler mais

Autor

Olga Cavaleiro

Olga Cavaleiro nasceu em 1971em Tentúgal, Montemor-o-Velho. É licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Em 1996, concluiu o Curso de Pós-Graduação em Direito da Comunicação na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Em 2018, concluiu o Mestrado Alimentação, Fontes, Cultura e Sociedade da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A convite de diversas entidades, foi responsável pela investigação e escrita das seguintes publicações:

Carta Gastronómica das Aldeias Históricas de Portugal (2020);

Carta dos Segredos Gastronómicos da Região Alto Paiva, Dão e Lafões (2021);

Carta Gastronómica das Aldeias do Caramulo, Quem conta um conto, acrescenta um pouco (2022);

Territórios de Sabor, as Cozinhas do Douro e do Ave (2023).

Das suas viagens traz o saber que partilha nas aulas que ministra na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, no Mestrado em Ciências da Alimentação. Também é responsável pelas áreas da história e cultura da gastronomia portuguesa em várias escolas de Hotelaria e Turismo da Rede Turismo Portugal, dá aulas em Lamego, Porto e Viana do Castelo.

Do seu currículo, destaca-se uma visível actividade associativa desenvolvida entre os anos de 2007 e 2020, tendo assumido o cargo de presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas. Dos seus mandatos, destacam-se a instituição e celebração do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa e a realização de inúmeras actividades em defesa dos produtos portugueses.

Ler mais