Partilhar

Olhares e Jogos no Espaço

Saint-Denys Garneau

Em Stock


Desconto: 10%
9,90 € 11,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Nesta pequena centena de páginas há alguns dos poemas mais perfeitos, puros e simples jamais escritos em francês (…)» François Ricard 

Hector de Saint-Denys Garneau nasceu a 13 de Junho de 1912, em Sainte-Catherine-de-Fossambault, na província canadiana do Quebeque, onde viria a morrer, a 24 de Outubro de 1943. Poeta e pintor, Garneau é considerado o primeiro autor modernista do Quebeque, apesar de, em vida, ter publicado apenas Olhares e Jogos no Espaço, em 1937. Postumamente, seriam publicados Poesia Completa, em 1949, e Diário, em 1954. 

Único livro publicado durante a vida do autor, em 1937, Olhares e Jogos no Espaço marcou um ponto de viragem na literatura do Quebeque, que se limitava, então, a uma pálida imitação da literatura francesa. Os 28 poemas que compõem o livro evocam a necessidade de escapar do mal-estar causado pela imobilidade, com o poeta reconstruindo, como uma criança, um mundo à sua medida, a exigir movimento, na esperança de o tornar habitável, ainda que combatendo a ordem estabelecida que repudia a liberdade do gesto, uma solidão irremediável e um mal-estar metafísico. Apelando à aventura e ao desconhecido, a poesia de Garneau contrasta com a imobilidade da sociedade quebequense de então, com uma consciência torturada mas lúcida, uma experiência do abstracto e uma busca de autenticidade muito inovadora. Recebida com indiferença pela crítica da época, foi posteriormente reconhecida, após a morte do autor, aos 31 anos, como percursora da literatura moderna do Quebeque.

Ler mais

Autor

Saint-Denys Garneau

Ler mais