Partilhar

O Tempo no Tempo - O Quarteirão Cultural de Loulé

Victor Mestre, Sofia Aleixo

Em stock online



Desconto: 10%
42,93 € 47,70 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

Consta que, de entre os vários ramos da Arquitectura, aquele que tem por finalidade a regeneração do património de uma cidade será o que exige maior delicadeza já que lhe preexiste a obrigação de estabelecer pontes entre as populações viventes e as que se foram sucedendo, século após século. Ancorado nos testemunhos do passado, o arquitecto vê-se, no entanto, na obrigação de oferecer aos vindouros novas soluções físicas, concretas e coerentes e, ao mesmo tempo, transfiguradas. Labor exigente, uma vez que em causa está sempre o fazer e o desfazer do tempo.

O Tempo no Tempo fala da vulnerabilidade dessa condição e, ao mesmo tempo, evoca o poder escultórico que o próprio tempo exerce sobre a realidade material, desafiando a criatividade. Este título, por ser simultaneamente redundante e filosófico, anuncia a sofisticação que caracteriza o estudo agora publicado. Para além do seu carácter técnico, ele revela não só um conhecimento detalhado da morfologia de um agregado urbanístico, como uma forte entrega afectiva é tarefa que lhes coube em sorte – reconstituir aquilo que podemos designar pelo coração do coração da cidade.

O Tempo no Tempo é, assim, a memória descritiva de cinco intervenções profundas realizadas sobre cinco espaços edificados na zona histórica de Loulé, monumentos reabilitados que careciam de actualização, outros fortemente minados pela ruína do passar dos séculos ou, simplesmente, sobreviventes das hecatombes da indiferença.

De ora em diante, só conhecerá a alma profunda da cidade quem tiver ocasião de passar por estes diferentes lugares restaurados – os Banhos Islâmicos e a Casa Senhorial dos Barreto, o Núcleo do Castelo, Alcaidaria e Convento do Espírito Santo, a Igreja Matriz de São Clemente e a Casa Nobre Azevedo e Silva transformada em Conservatório de Música.

Lídia Jorge (adaptado do texto introdutório “A Cidade Revelada".

Ler mais

Autor(es)

Victor Mestre

Nasceu em Lisboa (1957). Arquiteto pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1981). Mestrado em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico pela Universidade de Évora (1998). DEA em Teoría y Prática de la Rehabilitación Arquitectónica y Urbana pela Universidade de Sevilha (2005). Doutorado em Patrimónios de Influência Portuguesa pela Universidade de Coimbra (2018). Investigador na área do Património Arquitetónico e Arquitetura Vernacular, técnicas construtivas e tipologias, e sua conservação (desde 1982). Autor do livro Arquitectura Popular da Madeira (Argumentum, 2002), coautor de Arquitectura Popular do Arquipélago dos Açores (Ordem dos Arquitetos, 2ª ed. 2007), de Tradicional Mediterranean Architecture (Ecole d'Avignon/CAATEEB, 2002) e de IAPXX - Inquérito à Arquitectura Portuguesa do Século XX (Ordem dos Arquitectos, 2005). Contribui em dois volumes de Património Português no Mundo: Arquitectura e Urbanismo, sob Direção de José Mattoso (Fundação Calouste Gulbenkian, 2010). Autor de: ao [per]correr [d]a vida (Casa da Cerca, 2013), Lar do Vale Formoso + Quarteirão Histórico de Santa Cruz (Uzina, 2012), Heritage: between time and movement: Lyceu Passos Manuel (Uzina, 2011), e Reabilitação do tempo (Caleidoscópio, 2004). Coautor com Sofia Aleixo de artigos científicos e de livros, nomeadamente Heritage continuity, an ethical link (Ordem dos Arquitetos, 2014).

Ler mais

Sofia Aleixo

Nasceu em Lisboa (1967). Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (1991). PhD pela Oxford School of Architecture - Oxford Brookes University (Oxford - UK, 2016). Docente no Mestrado Integrado em Arquitetura - Universidade de Évora (desde 2002). Investigadora integrada no CHAM-SLHI, responsável pela área de arquitetura no Projecto RIC. Coautora com Victor Mestre de artigos científicos e de livros, nomeadamente Heritage continuity, an ethical link (Ordem dos Arquitetos, 2014).

Ler mais